A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em baixa nesta quinta-feira (2), seguindo o comportamento do mercado financeiro no resto do mundo, em um dia marcado por dados negativos nos EUA e na Europa.

CARREGANDO :)

O índice Ibovespa, referência para o mercado nacional, teve desvalorização de 1,01%, terminando o dia aos 51.024 pontos. O volume financeio negociado ficou pouco acima de R$ 4 bilhões, abaixo da média das últimas semanas.

Dados sobre os EUA

Publicidade

De acordo com o Departamento de Trabalho, foram fechadas 467 mil vagas no mês passado, bem acima do esperado. Já a taxa de desemprego subiu de 9,4% para 9,5%, menos do que os 9,6% estimados.

Também foi divulgado que o número de americanos que foi em busca de seguro-desemprego na semana passada caiu em 16 mil, para 614 mil. A quinta-feira marcou o último pregão da semana em Wall Street. Em razão de um feriado, não haverá negócios na sexta-feira.

Europa e Ásia

Na Europa, a taxa de desempenho na zona do euro subiu de 9,3% em abril para 9,5% em maio, sendo um dos fatores que contribuiu para a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de manter a taxa básica de juros da região em 1% ao ano.

A queda do petróleo prejudica o desempenho dos principais indicadores, que operam com perdas. Ainda na região, a Irlanda perdeu a classificação "AAA", a maior da escala dada pela Moody's.

Publicidade

Outros pregões

Wall Street fechou o dia em baixa. O índice Dow Jones, referência para o mercado de Nova York, teve queda de 2,63%, fechando aos 8.280 pontos. O indicador de ações de tecnologia Nasdaq perdeu 2,67%, para 1.796 pontos. O Standard & Poor's 500, que reúne grandes empresas americanas, teve baixa de 2,83%%, aos 897 pontos.

As bolsas europeias fecharam em baixa. O índice FTSEurofirst 300, referência das principais ações europeias, recuou 2,62%, para 843 pontos. Entre os principais mercados, Frankfurt teve o pior resultado do dia, com queda de quase 4%. O indicador ainda acumula alta de 30% frente à mínima histórica em 9 de março.

Na Ásia, a quinta-feira acabou com perdas nos principais mercados. Tóquio e Seul recuaram 0,64% e 0,01%, respectivamente. Já Hong Kong cedeu 1,09%. Destoando, Xangai ganhou 1,73%.

Publicidade