Com retração de 26,2% nas vendas de veículos – na comparação entre maio de 2014 e maio de 2015 –, o Brasil foi superado pela Grã-Bretanha e caiu para a sétima colocação no ranking mensal que mede o desempenho do setor automotivo. Rússia (-38%), Japão (-7,9%), Alemanha (-6,9%), e Austrália (-1,4%) também registraram queda nas vendas do mês, de acordo com os dados da consultoria Jato Dynamics.
No acumulado do ano, a China ocupa o primeiro posto com 9,18 milhões de unidades vendidas, seguida por EUA (7,04 milhões), Japão (2,20 milhões), Alemanha (1,39 milhões), Grã-Bretanha (1,27 milhões) e Índia (1,26 milhões). Apesar da queda nas vendas, o Brasil mantém a sétima colocação com 1,06 milhões de unidades, acompanhado por França (942 mil), Itália (776 mil) e Canadá (756 mil).
Rússia (com 37,8% de retração), Brasil (com 20% de retração) e Japão (com 12,7% de retração) são os três, entre os quinze primeiros colocados, a apresentarem queda de vendas nos cinco primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Indústria automotiva eliminou 7,6 mil vagas no 1.º semestre
A indústria automobilística brasileira eliminou 7,6 mil vagas no primeiro semestre deste ano, divulgou nesta segunda-feira (6) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Só em junho, foram cortados 1.271 postos de trabalho. Após as recentes medidas de ajuste da produção à baixa demanda, o setor encerrou o sexto mês de
Leia a matéria completaMarcas mais vendidas
Entre os dez grupos que mais venderam no mês de maio, apenas a Honda apresentou crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior (4,1%). A maior queda (10%) ficou com a PSA.
No acumulado, a Volkswagen lidera o ranking com 3,7 milhões de unidades -queda de 0,7% relação à 2014. Na sequência vem Toyota (3,41 milhões de unidades e queda de 3,7%) e General Motors (com 2,8 milhões de unidades e queda de 3,1%).
Hyundai (2,64 milhões de unidades 0,3% crescimento) e Ford (2,29 milhões de unidades e 2,4% de crescimento ) ocupam o quarto e quinto lugares, respectivamente.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast