A indústria do café vem se preparando para a onda do café gelado. Produtores de café, desde as gigantes globais JAC e Illy, até as iniciantes menores como High Brew, La Colombe e Chameleon Cold-Brew, estão gelando as suas infusões. O plano é introduzir no mercado dos EUA café de alta qualidade já pronto, gelado, engarrafado ou em latas, apostando que os consumidores estão preparados para adotar mais um jeito de saciar o vício em cafeína.
A Coca-Cola, Dr. Pepper e outras fabricantes de bebidas estão entrando na briga. E uma parceria entre a Starbucks e a PepsiCo, que por muito tempo dominou o mercado de café gelado pronto para beber, também está introduzindo novas bebidas frias.
Além da popularidade, duradoura já, de receitas doces com café gelado, como os Frappucinos do Starbucks, os baristas e cafeterias veem observando uma demanda crescente por expressos e lattes gelados com uma sofisticação maior.
Muitos dizem agora que servem mais café gelado do que quente – mesmo no inverno. No quarto trimestre de 2015, o Starbucks relatou um aumento de 20% em bebidas geladas no país inteiro, após introduzir uma nova receita, com infusão a frio, em suas franquias. Agora, os fabricantes de café estão fazendo pressão para levar mais dessas receitas e lattes gelados de alto nível, com menos calorias e menos açúcar, até as prateleiras de lojas como Wal-Mart, Kroger e Costco.
“Quando têm escolha, as pessoas tendem a ir pela opção mais saudável, a que é melhor para você, contanto que esteja dentro de uma faixa de preços razoável”, diz Chris Campbell, fundador da Chameleon Cold-Brew, uma empresa de Austin que tem visto suas vendas crescerem em taxas porcentuais de três dígitos.
O café em lata ou engarrafado, pronto para beber, é uma evolução natural que deriva de uma paisagem de consumo dominada pelas bebidas sofisticadas dos Starbucks que se vê por toda parte e dos incontáveis bistrôs de café independentes. O mercado do café pronto para ser bebido dos EUA vem demonstrando um crescimento em valores de dois dígitos percentuais todo ano desde 2011, e a Euromonitor Internacional espera que o mercado chegue a US$3,6 bilhões em 2020. O mercado global estava por volta de US$18 bilhões em 2015, segundo a Euromonitor.
Houve uma explosão recente de acordos e lançamentos de cafés prontos para beber. O Starbucks, que se alia à PepsiCo nesse ramo, deverá introduzir opções novas de café gelado e café preto, com e sem açúcar, no próximo verão. A parceria Starbucks-PepsiCo, que é detentora de 75% do mercado do café pronto dos EUA, “é capaz de educar mais consumidores numa semana do que nós conseguiríamos num ano”, disse Campbell, chefe executivo da Chameleon Cold-Brew.
A Peet’s Coffee & Tea, da JAB Holdings, agora vende café gelado em lata, desde que concordou em adquirir a Stumptown Coffee em outubro de 2015. A La Colombe, financiada por Hamdi Ulukaya, fundador da iogurtes Chobani, lançará o seu latte em lata mais tarde este ano em mercados de todo o país. A bebida, que faz uma espuma parecida com a de um latte quente quando é despejada no copo, teve muitas vendas – 10.000 latas só na primeira hora – quando foi vendida online em março.
No mês passado, o Dr. Pepper Snapple Group entrou num acordo de distribuição com a High Brew Coffee, uma companhia de bebidas independente criada por David Smith. Para Smith, que conta com a Dr. Pepper por conta de sua “força de merchandise”, o café é o seu segundo investimento. Ele é o cofundador da Sweet Leaf Tea Co., que foi vendida para a Nestlé Waters North America em 2011. Smith descobriu as virtudes do café feito por infusão a frio quando saiu numa viagem de barco que durou sete meses alguns anos atrás, com sua esposa e dois filhos pequenos.
Atravessando o Caribe
Ao atravessar o Caribe, de ilha em ilha, muitas vezes à noite, Smith descobriu que o café normal não lhe dava o ânimo necessário para continuar alerta. Por isso comprou um kit de infusão a frio pela Amazon. Apesar de demorar 12 horas para preparar, o café preparado assim contém o dobro do efeito da cafeína de um café quente normal, e Smith podia preparar o suficiente no barco para durar quatro ou cinco dias.
“Acendeu uma luz”, disse Smith. “Se alguém concebesse a ideia de um café preparado a frio, pronto para beber, com durabilidade para guardar nas prateleiras e uma embalagem conveniente, isso iria somar muito às opções já disponíveis aos consumidores hoje”.
O produto resultante, o High Brew Coffee, chegou às prateleiras em 2014. As vendas cresceram 270% em 2015, segundo Smith, mas ele se recusou a nos fornecer os dados em dólares.