O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta terça-feira (24) que os carros classificados como "flex fuel", ou seja, movidos tanto à álcool quanto à gasolina, terão uma alíquota menor do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) menor até o fim de março do ano que vem.
"Eu queria anunciar algumas medidas de IPI para o setor automobilístico que tem a ver com a questão do meio ambiente. Recentemente, fizemos medidas de desoneração para linha branca e combinamos isso com um selo verde, de economia de energia.. Vamos fazer algo semelhante para a indústria automobilística", explicou Mantega.
Segundo ele, o objetivo é reduzir a emissão de gás carbônico nos próximos anos. "Vamos combinar redução de tribgtos a menor emissão de carbono na atmosfera. O Brasil está muito preocupado com a questão ambiental. Estamos indo a Copenhague com propostas fortes de redução de emissões. Queremos um consumo menor de energias e emissão menor de carbono", acrescentou.
Alíquotas do IPI
Segundo Mantega, a alíquota do IPI para os carros flex até 1.0 permanecerá no patamar em que se encontra hoje, ou seja, em 3%. Sem a medida, retornaria a 7% até o fim deste ano.
"Vai permanecer em 3% até 31 de março do ano que vem, ou seja, por mais quatro meses.. É um estímulo para os carros", afirmou.
De acordo com o ministro da Fazenda, os carros 1.0 movidos à gasolina, por exemplo, terão um IPI maior, pois a alíquota não deixará de subir nos próximos meses. Por isso, retornarão a 7% no início do ano que vem.
Para os carros 2.0, com modelo "flex", Mantega informou que a alíquota do IPI permanecerá em 7,5% até o fim de março de 2010, enquanto que, para os modelos movidos somente à gasolina, o IPI subirá gradativamente nos próximos meses, chegando a 13% no início de janeiro.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast