A frota das 12 principais capitais do Brasil, incluindo Curitiba, praticamente dobrou em dez anos. O crescimento médio no número de veículos foi de 77%, sem que a infraestrutura viária e os órgãos de controle do trânsito acompanhassem o ritmo. A conta é do Observatório das Metrópoles e usa dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O lado ruim deste dado é que congestionamentos têm se tornado cada vez mais constantes nas cidades, e a poluição causada pelo excesso de veículos também cresceu. Por outro lado, o empreendedor pode ver oportunidade de negócios no setor de estacionamentos particulares, tendo em vista que o número de vagas de estacionamento regulamentado não dá conta da quantidade de veículos na rua.
Toda a "cadeia" para a manutenção de automóveis também sai ganhando, como oficinas mecânicas e empresas de lava-car autoescolas e serviços de motoristas também são opções para empreender em uma cidade em que a quantidade de carros não para de crescer.
Empreendedor bem informado tem mais chances de se dar bem. Nesta seção você encontra dicas extraídas do noticiário diário, que você pode aplicar nos seus negócios.