O artista plástico Huellington Vargas da Silva, 27 anos, e a relações-públicas Rosane Pereira, 22 anos, namoram há apenas dois meses mas já estão cheios de planos para o futuro. Entre eles, guardar dinheiro para comprar a casa própria e morar juntos no exterior. "Fiz um consórcio, pensando em comprar uma casa daqui alguns anos", conta o artista plástico.
Além disso, ele também vem reservando cerca de um terço dos seus rendimentos mensais para investir. "Hoje o dinheiro está na poupança. Mas tenho planos de fazer um plano de previdência privada ou investir em ações para garantir a aposentadoria." Ele garante que, desde o fim do ano passado, mantém as contas organizadas e toma nota de todos os gastos. O pouco tempo de convivência não impede que o casal converse sobre as finanças e divida dúvidas e cálculos. "O primeiro presente que ele me deu foi justamente um livro do Cerbasi sobre finanças", lembra Rosane. (CS)
* * * * * *
Avaliação do consultor
Para ter sossego, o ideal é que Huellington tenha guardado pelo menos 10 vezes o que ele gasta no mês. No mínimo, uma reserva de três vezes o valor da despesa é necessário para dar uma condição melhor de sossego. Assim, você está formando segurança para, num próximo passo, se tornar investidor.
No começo da carreira, a casa própria não é o melhor caminho. O melhor, para eles que são jovens, é ter flexibilidade com o dinheiro, investir e ver isso prosperar. No futuro, podem separar uma parte do dinheiro poupado 80%, por exemplo quando decidirem que é a hora de comprar mesmo uma casa. Neste momento, vale optar por decisões inteligentes, como a construção, ou um consórcio, que é mais barato que um financiamento.
Só pensar e falar sobre planos e sonhos não resolve. É importante colocá-los no papel e ter isso como meta. De vez em quando lembrar deles e reforçá-los. Quer fazer uma viagem para o exterior? Comece a se informar. Entre na internet e veja quanto vai gastar. Vá concretizando o plano, mesmo que você não tenha dinheiro para isso. Você está colocando uma energia positiva, bem diferente da frustração de ainda não ter grana para isso.
À medida que Huellington vai pagando o consórcio, é importante que faça o esforço de ir formando uma poupança também, uma reserva grande para que tenha a capacidade de dar um lance e não precisar esperar o sorteio.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast