Os ministros de Finanças de China, Japão e Coreia do Sul informaram hoje, em um comunicado conjunto, que vão começar a estudar o uso de suas moedas em transações comerciais. Este é mais um sinal dos esforços asiáticos para reduzir a dependência dos países em relação ao dólar.
O comunicado dos ministros, que se reuniram durante o encontro anual do Banco de Desenvolvimento Asiático na capital do Vietnã, Hanói, ficou basicamente em linha com um esboço do comunicado que havia sido divulgado ontem. "Nós vamos continuar implementando políticas macroeconômicas apropriadas e fortalecendo a cooperação política para atingir um crescimento forte, sustentável e equilibrado dos três países", escreveram os ministros.
Eles também afirmaram que concordaram em começar a estudar financiamentos para infraestrutura regional e seguros contra riscos de desastres. As três maiores economias da Ásia disseram que estão cientes dos desafios impostos pelas crescentes pressões inflacionárias, pelo aumento dos preços das commodities e pelos fluxos de capital cada vez mais voláteis que entram na região.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast