Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Retrospectiva

Cinco erros e acertos do governo na economia em 2015

Joaquim Levy e Nelson Barbosa na cerimônia de transferência de cargo no Ministério da Fazenda. | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Joaquim Levy e Nelson Barbosa na cerimônia de transferência de cargo no Ministério da Fazenda. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ano de 2015 – o primeiro do governo Dilma 2 – ficará marcado por uma série de recordes negativos na economia. A pior recessão desde os anos Collor, a maior inflação em 12 anos, a pior taxa de desemprego da série histórica do IBGE, a maior taxa de juros anual desde 2006, os mais baixos índices de confiança do setor produtivo da história e muitos outros.

O país assistiu o crédito encarecer, o consumo despencar e a atividade produtiva estacionar. Teve ainda o orgulho nacional ferido, com a retirada do grau de investimento pelas agências Standard & Poor’s e Fitch Ratings.

Tudo isso em um ano de crise política sem precedentes, com o Congresso rebelado e pedido de impeachment, e um cenário internacional adverso, com a crise das commodities, as incertezas na economia chinesa e a primeira alta nos juros dos EUA em dez anos. Na tentativa de sair da rota de colisão, o governo cometeu muitos erros.

“Nesse primeiro ano, a intenção do governo foi boa e correta. Mas a fragilidade política chegou a tal ponto que talvez seja necessária a troca de comando para que o país possa mostrar alguma reação”, opina Luciano Nakabashi, professor do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (USP). “O ajuste fiscal era e ainda é necessário para se pensar em outras medidas que possam afetar positivamente a economia”, completa.

Mas também houve alguns acertos. “A redução das renúncias fiscais e dos subsídios concedidos pelo BNDES, o fim da política cambial de valorização do real, que propiciou a recuperação da balança comercial, e a manutenção de políticas públicas de inclusão social”, enumera o economista Júlio Miragaya, presidente do Conselho Federal de Economia.

Relembre a seguir o que o governo fez de certo e errado na economia em 2015.

ERROS

ACERTOS

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.