Atuando em um segmento altamente concentrado, com grandes concorrentes multinacionais, a fabricante de bebidas paranaense Cini aposta nos sabores carros-chefes da companhia – Framboesa e Gengibirra – para expandir sua atuação no mercado. O plano é fortalecer a presença da marca localmente ao levar os produtos para cidades ainda não atendidas no interior do Paraná. Com uma posição regional bem consolidada, o objetivo final é entrar em outros estados do país.
Para atingir esses resultados, a empresa centenária vem passando por mudanças estratégicas. O ano de 2015 foi marcado por uma grande reestruturação nos negócios com o encerramento do ciclo de gestão familiar e a profissionalização da administração, com a contratação de um CEO. O desafio foi assumido pelo executivo Rodrigo Marcon, em maio de 2015. Os quatros sócios, membros da família Cini, continuam participando dos negócios através de um comitê, que se reúne mensalmente para participar de decisões estratégicas.
O passo de profissionalizar a gestão da empresa familiar, que estava na quarta geração, foi fundamental para quebrar barreiras. Em novembro do ano passado, após 111 anos de fundação, a Cini lançou as primeiras latinhas de refrigerantes nos sabores Framboesa, Gengibirra e Citrus. “A decisão de partir para esse produto é difícil quando não se tem alguém à frente do negócio”, afirma Marcon.
A decisão, segundo o CEO, já começou a dar resultados positivos. Antes, a Cini estava restrita a canais que não eram de consumo imediato, pois só vendia produtos em garrafas de vidro e plástico. Com a entrada no segmento de latas, os produtos passaram a ser vendidos em bares e restaurantes. O lançamento do energético, em dezembro, também alcançou as casas noturnas.
Crescimento
De acordo com Marcon, em janeiro, a empresa cresceu 20% na comparação com o mesmo mês do ano anterior e aumentou em 34% a distribuição dos produtos. São produzidos por mês até 6 milhões de litros em bebidas, sendo 10% desse valor correspondente à produção de bebidas em latas. Em 2014, a receita líquida da companhia foi de R$ 38 milhões, valor 25% superior ao registrado em 2013. A Cini ainda não divulgou o balanço referente a 2015, mas espera manter um crescimento na faixa de 20% ao final de 2016.