Clientes da Claro por todo o Brasil já estão sujeitos à nova forma de cobrança de internet móvel adotada pelas principais operadoras do país nos últimos meses, em que o acesso à rede é bloqueado após o limite de dados da franquia ser atingido.
Antes, o usuário navegava com velocidade reduzida ao término de sua franquia. Agora, precisa comprar pacotes adicionais se quiser continuar navegando até a franquia ser renovada.
A TIM também divulgou nesta quarta-feira (18) que vai implementar a mudança para usuários de planos pós-pago em todo o país a partir de 20 de março. A empresa, que já bloqueia o acesso ao fim do franquia para clientes de planos pré-pago e Controle, é a primeira a comunicar uma data oficial da nova forma de cobrança para planos pós-pago.
Segundo a TIM, o usuário será alertado por mensagem de texto quando estiver próximo de atingir sua franquia contratada e quando o pacote esgotar. "Neste último SMS, ele receberá um link do Portal TIM, onde terá a possibilidade de contratar imediatamente um pacote adicional de dados ou migrar para uma oferta com a franquia maior de forma simples e rápida, pelo próprio celular", informa a operadora.
Claro
Na Claro, a mudança, que vale para os planos pré-pago e Controle, começou a ser implementada em dezembro de 2014 em Rondônia e só entrou em vigor a nível nacional no último dia 13.
A operadora disse que ainda não tem planos de utilizar as novas regras de cobrança em seus planos pós-pago.
As operadoras devem avisar os clientes sobre as alterações nos planos de serviços e ofertas com, no mínimo, 30 dias de antecedência, segundo o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações.
Outras operadoras
A Vivo também deve estender a cobrança para planos pós-pago nos próximos meses. A empresa foi a primeira a adotar a mudança para planos pré-pago, em novembro do ano passado, começando por Minas Gerais e Rio Grande do Sul e expandindo nos meses seguintes para todo o território nacional.
Para os clientes da Oi dos planos pré-pago e controle, desde o dia 9 de dezembro não é mais possível manter o acesso à internet com velocidade reduzida ao fim da franquia. À reportagem, a empresa informa que está avaliando a adoção da estratégia para os planos pós-pago.
O corte da conexão ao fim da franquia já acontece em outros países. As operadoras afirmam que o modelo de redução de velocidade após o consumo dos pacotes pode criar uma percepção negativa dos serviços.