O presidente da Claro, Carlos Zenteno, disse nesta quinta-feira (30) que a operadora de telecomunicações pretende investir R$ 8 bilhões no país em 2015, que serão alocados em infraestrutura e expansão das redes 3G e 4G. O montante representa uma queda de 20% frente a 2014, quando a companhia, controlada pela mexicana América Móvil, investiu R$ 10 bilhões.
“Os investimentos estarão focados em infraestrutura de sistemas, expansão da rede 3G e 4G, e no cumprimento de metas de cobertura rural”, disse Zenteno em coletiva de imprensa para divulgar parceria promocional com a Disney.
De acordo com o executivo, o montante de 2014 incluía investimentos previstos em anos anteriores e, portanto, a redução de 2015 não se deve a expectativas negativas para a economia brasileira. “O ano será desafiador para todos, mas é o momento de acreditar no Brasil”, declarou. “Momentos difíceis são momentos de oportunidade. Estamos bem otimistas.”
O executivo também comentou o resultado da Claro Telecom Participações, que reúne Embratel, Claro e NET, no primeiro trimestre. O resultado foi negativo em R$ 2,1 bilhões, revertendo resultado positivo proforma obtido um ano antes.
Segundo Zenteno, o desempenho pode ser atribuído a efeitos contábeis com o processo de consolidação das marcas do grupo.
Parceria
A Claro anunciou parceria com a Disney para estimular recargas do pré-pago. A cada recarga de R$ 20 ou mais, os clientes terão direito a miniaturas de personagens da Disney, chamados na promoção de “Gogo’s”.
São 22 miniaturas, inspiradas em personagens como Mickey, Minnie, Branca de Neve e Olaf, da animação Frozen. A promoção inclui parceria com a Panini, que venderá um álbum de figurinhas da Disney.
Para participar da promoção, válida até agosto de 2015, basta o cliente pré-pago da Claro realizar uma recarga de R$ 20, R$ 30, R$ 50 ou R$ 100 em qualquer canal de recarga da operadora. Em seguida, ele receberá um “vale-gogo” por SMS para trocar pelas miniaturas nos postos de troca.
A expectativa da empresa é que a promoção aumente as recargas em 12% e faça clientes migrarem de operadoras concorrentes.
Mercado
Atualmente, a Claro está em terceiro lugar no ranking de participação de mercado em telefonia móvel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com 25,4%, após as líderes Vivo (28,7%) e TIM (26,8%), segundo dados de fevereiro.