| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

A WeShape Connection Design, agência criada pelo arquiteto Maurício Medeiros (foto) e pelo publicitário Alexandre Magno, é boa de bola. Mas não em campo, e sim no design. O grupo, com mais de 15 anos de atividade, é o responsável pela ambientação de todos os pontos de venda da Nike que têm a nova camisa oficial da seleção brasileira. A marca é a mais desejada por diretores de agências de publicidade brasileiras, segundo a pesquisa Global Brand Owner Reputation Survey, da The Talent Business. A WeShape atende a Nike há oito anos e, nesse período, criou mais de 100 campanhas. Medeiros, sócio e diretor criativo da agência, contou ao repórter Lucas Gabriel Marins sobre o projeto de ambientação, os novos clientes da agência e sobre o nicho em que começou a atuar em 2013.

CARREGANDO :)

O que é o projeto de ambientação?

A gente foca na comunicação do ponto de venda com o consumidor final. E criamos uma visão um pouco mais ampla do que é esse contato. "Comunicamos" com vários sentidos, como o visual, para a loja ser notada em meio a tantas distrações.

Publicidade

E como é o projeto para a Nike?

Essa campanha lança a camiseta oficial para a Copa. Na ambientação, procuramos contar a história da camisa no ponto de venda. Nossa missão é transmitir que ela é uma camisa leve e que representa um símbolo nacional.

Onde o consumidor pode ver o projeto?

A camisa está em 66 lojas no Brasil. Aqui em Curitiba, ela está nos shoppings Mueller, Barigui e Pátio Batel. O interessante é que conseguimos montar a ambientação em todas as 66 lojas no mesmo dia, em 24 horas. Para isso, contamos com nossa equipe e fornecedores. Todos estavam bem alinhados.

A agência atende quais outros clientes?

Publicidade

Neste ano, conquistamos grandes clientes, como o canal Viva, da GloboSat, e o Universal Channel. Fizemos também o lançamento do Slow Cow, uma bebida à base de substâncias calmantes. É como se fosse um "antienergético". Nós trabalhamos o conceito da marca e a adaptação do produto ao público brasileiro. Conquistamos também a Mattel, a maior fabricante do mundo de brinquedos.

Como você vê o mercado de design em Curitiba?

Eu vejo uma Curitiba com mais qualidade, com bons profissionais. Vejo uma movimentação e eventos de design importantes acontecendo por aqui. Isso é positivo e coloca o design também como ferramenta de gestão. Por causa dessa mudança, estamos passando por uma reformulação, e agora trabalhamos também com propaganda.

* * * * *

Coração desconfiado

Publicidade

A expectativa em torno da Copa do Mundo divide o coração do brasileiro, que vibra com a chance de ver em casa as melhores seleções mas desconfia do sucesso do megaevento. O assombro é maior quando o assunto é mobilidade e especialmente no que se refere às obras nos aeroportos das cidades-sede: 39% dos brasileiros acreditam que há desvio de verba pública e corrupção em torno dessas obras.

A constatação é parte do estudo "Fora de Campo", realizado pela agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research junto a mil pessoas, com idades de 16 a 70 anos, de 70 municípios de todas as regiões do país.

Off-road

A onda do quadriciclo – que movimenta duas mil unidades por ano no Brasil – chegou neste começo de ano a Curitiba com a marca Polaris, norte americana líder mundial no segmento de veículos off-road, à venda na concessionária AR3 Racing, do grupo Consulfac.

São oito modelos de veículos com preços que começam em R$ 28 mil, e podem ser usados tanto para o lazer, quanto em áreas de trabalho como a agricultura.

Publicidade

Logística

Com uma frota de 240 veículos rastreados por satélite, a Transportadora Sulista chega aos 30 anos de atividade em 2014 e comemora um crescimento de 15% nas receitas no ano passado.

Do mesmo grupo, que tem sede em Curitiba, faz parte a Total Linhas Aéreas, que transporta cargas e passageiros por fretamento e se concentra no atendimento corporativo, operando 12 aeronaves. As duas empresas transportam 700 mil toneladas por ano e faturam R$ 215 milhões.

Expedição Safra na África

O destino internacional inédito da Expedição Safra Gazeta do Povo neste ano é a África. Entre os países a serem visitados, a África do Sul é destino certo. Economia mais desenvolvida do continente, representa tanto demanda como oferta. Segundo o Banco Mundial, mais da metade das áreas agrícolas disponíveis do planeta (passíveis de cultivo) estão no continente africano.

Publicidade

Os jornalistas e técnicos também vão monitorar a colheita na Argentina, no Paraguai e no Uruguai, que entra na rota como produtor de soja e amplia a abrangência das projeções sobre a colheita sul-americana.

A Expedição retoma os trabalhos de campo no próximo dia 20 e vai a 14 estados brasileiros, incluindo os portos do Arco Norte, que devem funcionar como novos canais de saída da produção agrícola.

Nova casa

A GVT se prepara para desocupar dois dos prédios que usa no Centro de Curitiba, nas ruas Lourenço Pinto e Visconde de Nácar. As operações serão concentradas em um edifício corporativo no bairro Jardim Botânico, construído pelo empresário Miguel Krigsner para abrigar também departamentos do Grupo Boticário.

Dê sua opinião

Publicidade

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.