| Foto: Divulgação

Agenda

Na terça, às 19 h, a ABRH-PR (Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Paraná) promove a solenidade de entrega do Prêmio Ser Humano Luiz Hamilton Berton, no Campus Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. A entrada é gratuita.

CARREGANDO :)

A rede global de portais de delivery online HelloFood está de olho no mercado curitibano e até janeiro deve estrear aqui. O cliente pode pedir comida por dispositivos móveis, seguindo a tendência de uso cada vez maior de mídias on-line para o delivery. O HelloFood foi fundado há um ano e meio e há doze meses opera no Brasil, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde já soma dois mil restaurantes parceiros – em todo o mundo está em 33 países. Curitiba é a quarta cidade a contar com a operação, que deve cobrir as cidades-sede da Copa do Mundo antes ainda do Mundial. Um dos fundadores e co-CEO, Emerson Calegaretti, esteve nesta semana em Curitiba e conversou com o jornalista João Pedro Schonarth.

Publicidade

Por que Curitiba é a primeira cidade fora do Sudeste a fazer parte da operação da empresa? Qual é a previsão de lançamento do serviço na cidade?

Estamos buscando parceiros na cidade, que foi escolhida justamente devido à alta renda da população e do mercado bastante consolidado de gastronomia e delivery. São duas fases para implantação: a primeira de localizar parceiros e a segunda de abrir um escritório. Queremos trabalhar com 150 restaurantes para começar.

O que o HelloFood espera para Curitiba em 2014 e para a operação em todo o país?

Nas três cidades em que atuamos, temos dois mil restaurantes cadastrados e queremos agora ter um crescimento rápido em Curitiba. A ideia é alcançar doze capitais até março, cobrindo as cidades que serão sede da Copa do Mundo. Nosso site já está em várias línguas, pensando nisso.

Qual é a vantagem para o restaurante de participar do portal? Como funciona essa parceria?

Publicidade

A empresa surgiu para entrar no mercado de delivery on-line. Os pedidos de comida pelo celular estão crescendo. Para o estabelecimento, a vantagem é o incremento nos negócios. Tecnologia não é a especialidade de um restaurante, por isso queremos ser um canal de marketing para o restaurante. Não há valor fixo, mas cobramos uma comissão de 20% sobre o pedido.

* * * * *

Destaque para Foz

Foz do Iguaçu é a primeira colocada no ranking de turismo entre cidades brasileiras que não são capitais. A lista é desenvolvida pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getulio Vargas para medir o nível de desenvolvimento do setor no Brasil. A segunda cidade é a gaúcha Bento Gonçalves e a terceira, a catarinense Balneário Camboriú.

No ranking geral, que avalia 65 destinos indutores do turismo, Foz fica em sétimo lugar, atrás das capitais São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Recife. E está à frente de 21 outras capitais, entre as quais destinos turísticos importantes, como Florianópolis, Salvador, Fortaleza e Brasília.

Publicidade

O ranking é montado a partir das médias obtidas pelas cidades em 13 critérios: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais.

Gasto cuidadoso

Está aberta a temporada das sondagens sobre intenção de compra do brasileiro neste Natal. Depois de um ano difícil, marcado por inflação em alta e juros voltando a subir, os consumidores indicam que vão gastar mas serão conservadores.

A pesquisa da consultoria Deloitte, em sua quarta edição, aponta que 59% das pessoas pretendem gastar mais ou o mesmo valor do ano passado. Mas 36% estão dispostos a economizar o 13.º salário. No ano passado, esse porcentual era de apenas 18%.

Novo Villa Real

Publicidade

Guaratuba recebe de volta, nesta terça, um tradicional ponto de hospedagem da Praia Central. Depois de oito meses fechado e um investimento de R$ 1 milhão, o Grupo JMalucelli reabre o Hotel Villa Real. Toda a mobília dos 56 apartamentos e suítes foi trocada. A revitalização das áreas comuns do hotel incluiu uma piscina térmica, que promete movimentar o lugar na baixa temporada.

Voo para Casablanca

A Royal Air Maroc retoma amanhã os voos regulares entre o Brasil e Marrocos. A companhia aérea ficou 30 anos afastada do mercado brasileiro e volta depois de uma bem sucedida iniciativa do Grupo Schultz de Turismo, com sede em Curitiba. A empresa organizou um pool de operadores nacionais para vender o destino, um dos mais concorridos do Norte da África.

Entre os pacotes de lançamento, há opções de dez dias de hospedagem, com aéreos entre São Paulo e Casablanca, a partir de US$ 1.999 por pessoa. O preço vale até dia 31 de dezembro.

Cerveja sem aumento

Publicidade

A Ambev lançou uma campanha para reunir 500 mil pontos de venda de cerveja dispostos a segurar os preços da cerveja até o fim da temporada. A companhia pôs nas ruas equipes de venda que vão aplicar o selo "Verão sem aumento" nos pontos que toparem participar. A promoção contempla as marcas Brahma, Antarctica e Skol, nas embalagens retornáveis e descartáveis de 300 ml, 600 ml e um litro.