A história da Porto Camargo começa com três jovens engenheiros buscando trabalho em Curitiba. O ano era 2000 e Diogo Camargo, primo de Fernando Porto, conseguiu uma obra mas não tinha tempo para tocar sozinho a construção de um conjunto de sobrados. Surgiu então a sociedade, incluindo também Roberto Porto, irmão de Fernando. Tomaz Camargo, irmão de Diogo, se juntou à empresa alguns anos depois. Essa foi a semente da construtora que hoje soma um portfólio respeitável especialmente pela opção em manter um perfil "low-profile". A construtora, e também incorporadora, não faz grandes investimentos em marketing, mantém o porte enxuto e o foco na qualidade, com grande atenção ao acabamento e à satisfação do cliente final. A Porto Camargo cresceu no boca a boca: um cliente satisfeito indicava outro e assim por diante. Rodrigo Porto conversou com a coluna sobre a empresa e lançamentos que estão sendo preparados para 2014:
A empresa cresceu, principalmente, por indicações de clientes. Houve algum momento difícil nesses 13 anos?
Sempre fomos impulsionados pelas oportunidades. No começo, a construtora fazia mais residências de alto padrão porque havia essa demanda foram 115 entre 2001 e 2010. Chegou o momento em que tivemos que decidir: havia muitas obras de casas sendo tocadas ao mesmo tempo, além dos prédios que começamos a incorporar e construir a partir de 2008. Hoje, sabemos que não conseguimos atender mais a essa demanda por casas. Cada projeto é personalizado, exige muita atenção à obra e ao cliente. Estamos focados nos edifícios, sempre dentro do nosso padrão de qualidade. Temos dez entregues e sete em andamento.
Os prédios da Porto Camargo são em bairros. Como é projeto do empreendimento no Centro?
É um edifício residencial, batizado de Studio 13. Esse empreendimento tem um grande diferencial arquitetônico, que são os três pavimentos destinados a abrigar jardins verticais. O projeto da Proa Arquitetura prevê esses sky gardens com mais de 15 metros de pédireito, que vão ficar no 8º, 14º e 20º andares.
Onde fica?
Na Rua Treze de Maio. A torre terá 139 apartamentos em formato studio. Vamos lançar em março de 2014.
* * * * *
Só alegria
NQM Comunicação
Moradores do edifício Infinity, no Ecoville, foram recebidos com festa pela equipe da construtora Plaenge no último fim de semana, com mesa de café colonial à disposição e tour de visita técnica para conhecer seus apartamentos e as áreas comuns do empreendimento. Entre os clientes satisfeitos com a entrega do residencial dentro do prazo previsto, estava o empresário João Kampa, da Premier Turismo, que comemorou com a consultora de negócios da Plaenge, Daniele Martins, admirando o resultado final do projeto.
Prêmio cobiçado
Divulgação
O consultor da Brain Bureau de Inteligência Corporativa, Guilherme Werner (à esq.) e o presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), Gustavo Selig (à dir.), entregaram ao empresário Sidnei Bonamigo o prêmio pela participação na pesquisa sobre intenção de compra de imóvel, aplicada durante a 22ª edição da Feira de Imóveis do Paraná. O tablet foi sorteado entre as pessoas que responderam às questões no evento. Os dados do levantamento serão divulgados dia 5 de dezembro, no evento do Perfil Imobiliário, no Castelo do Batel.
Presente, cliente
Para marcar o Dia do Cliente, celebrado hoje, o Grupo Gonzaga está lançando um manual exclusivo com dicas de investimento no mercado imobiliário. A publicação "Manual do Investidor, de A a Z", dirigida a clientes da imobiliária e proprietários de imóveis, reúne orientações e conselhos do fundador da empresa, Plínio Gonzaga, que tem seis décadas de experiência no setor. Com quatro lojas na cidade e mais de 300 funcionários, o Grupo Gonzaga atua no mercado imobiliário de Curitiba desde 1954.
Mais um endereço
Junto às grifes que abriram as portas no Pátio Batel, a Tecnisa se faz presente com um novo estande de vendas. O espaço ficará aberto por dois meses, com equipe de corretores e assessoria jurídica, oferecendo informações e consultoria sobre o empreendimento The Five East Batel.
Com todo gás
Leme Comunicação
Mais de 30 colaboradores da Cyrela Paraná uniram forças para a 2ª edição do Dia da Ação Voluntária da empresa, quando a Ação Social do Paraná abriu as portas da Brinquedoteca em Ação, no Tatuquara, para o grupo que fez obras de reparos e pintura. O trabalho foi organizado pelo Instituto Cyrela, que promoveu também a doação de produtos de higiene, calçados e jogos educativos para as crianças atendidas pela entidade.
Despedida do inverno
Gerson Lima
Para celebrar o aniversário de 54 anos, a marca de móveis gaúcha Masotti recebeu um grupo de convidados na última quarta-feira para noite de queijos e vinhos, com direito a cardápio especial e bate-papo com o sommelier Jeferson F. Mamedes, da Casa da França. No evento, o gerente da Masotti em Curitiba, Fabiano Gallas (foto), apresentou novos itens da marca para a designer Priscila Viana e para as arquitetas Isabela Rossetto e Eliana Cunha.