Ouça este conteúdo
Sócia-fundadora da Proa Arquitetura e Planejamento, Yumi Yamawaki tem um pé no mercado e outro na vida acadêmica. Filha do arquiteto Ko Yamawaki – nome bastante conhecido em Curitiba, responsável pelos projetos de muitas escolas públicas – ela é doutora, professora e escritora, além de arquiteta e urbanista. No dia a dia, Yumi comanda 15 profissionais ao lado dos sócios Keiro Yamawaki (seu irmão) e Rodrigo Freire e também dá aulas na Universidade Positivo. Yumi conversou com a coluna sobre seu olhar de urbanista e arquiteta que atua em grandes projetos.
Ser filha e irmã de arquiteto influenciou na escolha da carreira?
Acho que sim! O trabalho do pai sempre nos inspirou. Ele fundou o escritório e atuou até 2006, quando faleceu. Em casa, a conversa girava em torno da arquitetura, mas não de uma maneira chata. Ele nos transformou em bons observadores. Fora isso, quando pequena eu vivia em canteiros de obras, acompanhando o pai.
Funciona bem manter a carreira acadêmica e o trabalho na Proa?
Muito. É enriquecedor, pois trago uma visão um pouco diferente dos colegas de escritório justamente por manter a vida acadêmica. Na universidade também sou um pouco diferente, pois conheço a realidade do mercado. As pesquisas acabam sendo uma ponte para o trabalho no escritório. Todo mundo sai ganhando com isso: a equipe e os clientes.
Você fez um estudo sobre o impacto dos shopping centers em Curitiba?
Sim, sobre shoppings feitos em edificações antigas e transformadas, como o Mueller, o Estação e o Curitiba. No caso do Estação, por exemplo, o centro de compras e lazer impulsionou a região. Trouxe vida e circulação a uma área que era um vazio urbano, estava degradada e empobrecida.
Mas o shopping sozinho não transformou todo o bairro, pois o Rebouças continua com muitos vazios comerciais e residenciais. O que faltou?
Faltam políticas públicas de incentivo à ocupação, à moradia. Não adianta só dizer que o Rebouças tem vocação para receber moradores jovens, artistas e profissionais autônomos e oferecer alguns pontos isolados para centros culturais subsidiados, como foi feito. O Rebouças é parte do que chamamos de centro expandido. É bem localizado, mas as pessoas têm receio de se mudar para lá porque os antigos moradores estão saindo. A tendência do urbanismo atualmente é ocupar as regiões centrais. Por isso fazem sucesso os edifícios mistos com habitação, comércio e serviços.
* * * * *Tesouro na praia
Jayme Kaiser
Scheila Michaelsen Meirelles, gerente regional do Grupo Thá em Santa Catarina, e o CEO do grupo, Arsenio de Almeida Neto, receberam convidados na terça-feira (21), no Castelo do Batel, para o coquetel de lançamento do Views Privilege Home, localizado no Pontal Norte de Balneário Camboriú. O empreendimento, junto ao Morro da Rainha, chama a atenção pelas características: serão 47 pavimentos com uma espetacular vista tanto para o mar quanto para a Mata Atlântica. Detalhe: o Espaço Gourmet e outras áreas comuns ficam no último pavimento como forma de democratizar a cobertura do prédio permitindo que todos os moradores tenham acesso à impressionante paisagem vista a 150 metros de altura.
Novidades na feira 1
A imobiliária Ademilar terá um estande duplo na Feira de Imóveis do Paraná deste ano, que será aberta na próxima quarta-feira no Expo Renault Barigui. Referência no mercado de consórcio de imóveis, a empresa vai apresentar as particularidades do sistema, considerado atualmente uma das mais vantajosas formas de compra parcelada de imóveis, e a chamada Aposentadoria Imobiliária, produto exclusivo da Ademilar.
Novidades na feira 2
Três construtoras/incorporadoras vão apresentar lançamentos inovadores na Feira da Ademi-PR: a Invespark, a Hugo Peretti e a San Remo. A Invespark virá com o residencial Homespace Botânico, construído ao lado do Jardim Botânico e pronto para morar. São duas torres de oito pavimentos cada e apartamentos com dois ou três dormitórios e coberturas duplex. A HP vem com o residencial Vogue, em construção no Alto da Glória, em frente ao estádio Couto Pereira. Segundo o diretor da construtora, Hugo Peretti Neto, o Vogue foi inspirado nos edifícios de Rotterdã e Amsterdã. Já a San Remo apresentará o BW Residence no estande assinado pelo arquiteto Jayme Bernardo. Localizado na Avenida Visconde de Guarapuava, no Batel, num terreno de 1.050 m², o edifício terá uma torre com 16 apartamentos (um deles cobertura duplex) e duas opções de plantas, com 470 m² de área total e 263 m² de área útil.
Procura-se
A imobiliária Auxiliadora Predial, de Curitiba, estará presente na 16ª edição da Feira Nacional de Franchising, que será realizada de quinta-feira a sábado da próxima se mana (29, 30 e 31), na Fiep. A empresa está em busca de franqueados que tenham interesse na marca. Premiada por três anos consecutivos com o selo Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising, a Auxiliadora Predial atua nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Baggio convida
A construtora Baggio promove um jantar no espaço Bom Gourmet by Todeschini da Casa Cor, na próxima terça-feira, com menu assinado pela chef Daniela Prosdócimo Caldeira. Realizado em conjunto com a Gazeta do Povo, o evento é para arquitetos, empresários e parceiros da construtora.
A nova casa do Boticário
Divulgação/CB Richard Ellis Arquitetura
Exclusivo! O Grupo Boticário será o primeiro inquilino do Corporate Jardim Botânico, que tem previsão de inauguração para outubro. Com torres de alto padrão e locações corporativas de 1.800 m² por andar, o empreendimento pertence à KGMA Realty e tem seus espaços comercializados pela CB Richard Ellis. O grupo vai usar apenas uma parte do edifício, um dos primeiros da cidade com a pré-certificação LEED Gold Sustentabilidade Ambiental.