No começo dos anos 80, a empresária Sonia Elias chegou a Curitiba e encontrou um mercado de decoração ainda tímido, com opções limitadas para os profissionais da área. Sonia veio de São Paulo com o marido, Wilson Elias, para abrir loja da Formatex na época, uma das maiores marcas de tecidos decorativos do país. O casal chegou e ficou. Em paralelo ao trabalho de Wilson, ela apaixonada por decoração e com o veio empreendedor afiado abriu um atelier para confecção de colchas, cortinas e almofadas de alto padrão. Era a semente da loja Ton Sur Ton. Quase 30 anos depois, Sonia se orgulha de ter participado do crescimento e, principalmente, do amadurecimento do segmento de decoração e design na capital paranaense. Voltada para o público de alto poder aquisitivo, que exige qualidade, exclusividade e luxo, a Ton Sur Ton cresce. Hoje, a loja é um showroom de móveis e objetos decorativos, com 1,7 mil m² de área de exposição. A mais recente conquista da empresária foi a abertura de mais uma loja, a Ton Sur Ton In&Out, ponto de venda exclusivo da marca de móveis Tidelli em Curitiba.
Como foi o início em Curitiba?
Chegando de São Paulo, achei a cidade um tanto provinciana. Havia poucas opções. Trouxemos funcionários de São Paulo na época. Os arquitetos e decoradores mais conhecidos daquela época gostaram, pois precisavam viajar para buscar novidades para os clientes. Logo nos posicionamos no segmento de alto padrão, onde continuamos até hoje. Desde o início nos preocupamos em trazer marcas bem conceituadas, como Luxaflex, Tidelli e Natuzzi. É preciso ter foco para ter sucesso nos negócios.
O público mudou?
Bastante. A cidade se modernizou e o mercado cresceu, está mais profissional, outras marcas de fora vieram. Tenho orgulho de ter participado desse amadurecimento. Fui a primeira presidente do Núcleo Paranaense de Decoração.
A Ton Sur Ton foi pioneira na região?
Sim, há vinte anos! Em 1994, a Ton Sur Ton foi a primeira loja de alta decoração a se instalar na Alameda Carlos de Carvalho. Hoje a rua está consolidada como eixo de design, mobiliário e decoração. Temos também o Batel Soho, a associação de lojistas e empresários da região. E Curitiba cresceu, tem outros polos de decoração, no Alto da XV e Santa Felicidade, por exemplo.
A loja trouxe a marca italiana Natuzzi para Curitiba. Qual a expectativa?
Excelente, a cidade tem público para esse padrão de alto luxo. Temos uma Store in Store da Natuzzi na Ton Sur Ton. São produtos para um público exigente, que aprecia peças exclusivas e de alta qualidade. Materiais primorosos e acabamentos impecáveis são características desta marca italiana, que tem mais de meio século de tradição e está presente no mundo inteiro.
Iglu repaginado
A Bender Arquitetura está com nova parceria no mercado imobiliário local. A dupla Karla e Filipe Bender mãe e filho foi convidada pela incorporadora AG7 Realty para assinar o novo layout dos apartamentos do showroom e também a decoração de toda a área comum do Igloo, no Água Verde. O empreendimento traz novidades sustentáveis e tecnológicas, além dos serviços pay-per-use.
Últimos preparativos
Será nesta terça-feira o evento de apresentação do H.A. Offices Jardim Botânico para os corretores responsáveis pela comercialização do prédio. O time de vendas contará com 250 profissionais das imobiliárias Lopes e Brasil Brokers Galvão. O empreendimento comercial da Hafil Inc terá 141 unidades para escritórios, consultórios, salas comerciais e lojas. O lançamento e as vendas estão previstos para iniciar na segunda semana de março, mas o plantão de vendas já está aberto para visitação no local, na Rua João Pontoni, 117, no Jardim Botânico.
Pedras em destaque
Os mármores e granitos da Michelangelo conquistam ambientes corporativos de alto padrão. Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande escolheram os produtos da marca para decorar o Centro de Serviços da ACSO, maior indústria de aço do Sul do país e uma das dez maiores do Brasil. Para o espaço de 20 mil metros quadrados, os profissionais utilizaram pedras modernas, como o Mármore Cinza Arabescato, o Nero Marquina e o Ônix Caramel Orange Extra. A Michelangelo também está em todo o projeto do Iguaçu 2820.
Ares em expansão
Os empresários Igor Kaufeld e Guilherme Maia comemoram os resultados da TH Air, divisão especializada em ar- condicionado do Grupo Tech House: nos dois primeiros meses do ano as vendas e instalações de aparelhos de ar condicionado aumentaram em 100%, comparado com o mesmo período do ano passado. A TH Air já se prepara para dobrar os investimentos e atender à demanda de clientes para o próximo verão.
Feirão de imóveis 1
Imóveis de vários segmentos, com taxas de financiamento atraentes, serão ofertados no festival que a Rede Apolar Imóveis e o Banco do Brasil promovem nesta semana. A ação ocorre no horário de expediente para o público em 80 agências espalhadas pelo Paraná. A Apolar colocará nas agências do BB 250 corretores das 61 lojas franqueadas. A meta é ampliar os resultados atingidos no primeiro festival, em 2013, quando foram fechados negócios no valor aproximado de R$ 10 milhões. Desta vez, o objetivo é negociar mais de R$ 20 milhões.
A Apolar tem cerca de 3,5 mil imóveis disponíveis para negociação imediata em todo o Paraná.
Feirão de imóveis 2
No Mega Feirão da MRV Engenharia, que termina hoje no hipermercado Big da Rua Canadá, no Boa Vista, a incorporadora está ofertando 1,5 mil apartamentos em 14 empreendimentos em Curitiba, São José dos Pinhais e Araucária. As prestações são acessíveis e entrada pode ser dividida em até 24 vezes. O financiamento é facilitado pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.
Durante o feirão, a MRV também promove o lançamento de três residenciais em Curitiba, o Parque Chalet, no bairro Santa Cândida, o Spazio Champ Ville, no Atuba, e o Parque Cosenza, no Pinheirinho, com descontos especiais no evento.
Voando na sorte
Gustavo Lima de Morais, gerente de operações da Thorus Aero Service, entrega para a advogada Tatiana Allage e para Cezar da Costa Teixeira, representante da Pisoag, o prêmio recebido no sorteio feito durante o evento de inauguração do Iguaçu 2820, da incorporadora Laguna: dois voos panorâmicos de helicóptero. A festa foi no Copacabana Iguaçu, de Beto Madalosso, que escolheu o térreo do empreendimento para instalar o seu novo restaurante. Com 35 mil m² de área construída, 22 pavimentos na torre comercial e sete na torre corporativa, o prédio tem sistema de bike sharing e um heliponto.
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.