No começo dos anos 80, sustentabilidade era uma palavra desconhecida, mas Frederico Carstens e Antonio J. Gonçalves já pensavam no assunto. Então colegas na faculdade de Arquitetura, eles criaram um grupo para debater assuntos que o curso não contemplava. Os integrantes do Projeto Gérmen buscavam respostas para questões bem atuais: como projetos arquitetônicos podem privilegiar aspectos de reciclagem, redução de desperdício, inovação, aproveitamento de materiais e de recursos naturais. A dupla, que em 1984 fundou a Realiza Arquitetura, comemora, quase 30 anos depois, a projeção alcançada em um setor bastante competitivo. A Realiza fez centenas de projetos de edifícios comerciais, corporativos e residenciais e criou sua identidade no mercado. Para coroar esse momento, Carstens e Gonçalves fizeram um livro que reúne belas imagens da produção recente do escritório. Na quinta-feira, dia 18, receberam convidados para o lançamento da obra na Livraria Curitiba do ParkShoppingBarigüi e conversaram com a coluna.
O que vocês querem dizer com o livro?
Gonçalves Que a arquitetura é uma paixão.
Carstens É preciso amar muito a profissão. O livro lembra também que, entre todos os elementos que um projeto arquitetônico deve atender, a estética é sempre a protagonista.
É o primeiro livro?
Gonçalves Em 1986, escrevemos para a coleção O Que É, da Brasiliense, sobre urbanismo, a pedido da editora. Publicaram nosso texto inteirinho sem mexer em nenhuma vírgula!
Projetos para grandes incorporadoras podem unir arte e criação às demandas do mercado?
Carstens Acreditamos que sim. Não é fácil, mas há margem para o arquiteto colocar suas ideias. Em nossa trajetória, conseguimos manter nosso pensamento estético e ter a profissão como uma forma de arte, atendendo aos requisitos do cliente e do mercado.
Gonçalves Elaborar um projeto arquitetônico é lidar com diferentes variáveis. O pedido do cliente e as regras de mercado são alguns deles. Há itens técnicos, questões em relação a terreno, clima, insolação, aproveitamento de espaço, perfil do empreendimento, limitações técnicas e ambientais, prazos e burocracias, entre outros. Temos que lidar com todos esses elementos e criar um projeto que traga soluções. E, claro, que mantenha a questão estética à frente, revelando a arte da arquitetura.
O que ficou do Projeto Gérmen?
Carstens De certa forma, continuamos a ser o Gérmen. Nosso guru era o escritor Alvin Toffler, com seu conceito de Casa Viva. Nosso pensamento arquitetônico surgiu ali, imaginando a arquitetura do futuro, que uniria genética, informática e interação com o meio ambiente.
* * * * *
Expandindo fronteiras
Naideron Jr
Dentro do projeto de expansão da rede, a Balaroti abriu as portas da nova loja, na Avenida das Torres, na manhã da terça-feira, dia 16, em evento que contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet, na foto com Eduardo Balarotti, diretor de marketing e vendas (ao centro) e Hélio Balarotti Júnior, presidente do grupo (à dir.) A empresa paranaense vai inaugurar outras duas lojas até o final do ano, chegando a 21 unidades no Paraná e Santa Catarina.
Centro histórico renovado
Silvio Aurichio
A abertura do Galpão Thá Cultural, na sexta-feira, dia 12, movimentou o espaço na Rua Riachuelo, onde o Grupo Thá vai erguer o edifício residencial Arts, preservando o casarão antigo que abriga o projeto. O espaço colaborativo pretende unir o público interessado em artes, cultura, gastronomia, conectividade, empreendedorismo e sustentabilidade, com programação variada. O local ficará aberto ao público de terça-feira a domingo, das 11 às 18 h, durante os próximos meses. Na foto, Arsenio de Almeida Neto, presidente do Grupo Thá, Cristiane Kilter, gerente de marketing do grupo, e Nilton Antonietto, diretor de incorporação, em momento descontraído durante a abertura do galpão.
Rede premiada
A Apolar Imóveis, que tem sede em Curitiba, acaba de receber o Selo Excelência em Franchising 2013 pelo primeiro, e maior, sistema de franquias imobiliárias do Brasil. A entrega do prêmio aconteceu durante solenidade em São Paulo, promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), na noite de sexta-feira, dia 19. A Apolar conta com mais de 80 lojas interligadas em Santa Catarina e São Paulo, além do Paraná, e tem parcerias em Miami e Paris.
Verdes do futuro
Nessa terça-feira, dia 23, o diretor técnico do Green Building Council (GBC) Brasil, Marcos Casado, estará em Curitiba para proferir palestra sobre o crescente mercado de construções "verdes". O evento faz parte da inauguração do Neo Corporate, edifício corporativo pré-certificado na categoria Gold do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O prédio de lajes corporativas integra o complexo multiuso Neo SuperQuadra, no Centro Cívico.
No meio de tudo
Amarildo Henning
Um empreendimento no "centro nervoso" da cidade, com alta circulação de pessoas e tendência de crescimento: assim as empresas Stuhlberger, Monarca e Tecnisa, parceiras no negócio, definem o conceito do edifício Novo Centro Curitiba, que será construído na esquina da Rua André de Barros com a Alameda Dr. Muricy. O prédio terá 210 conjuntos de escritórios, com metragens que variam de 28 m2 a 37 m2, quatro lojas e áreas comuns como sala de reunião, espaço para recepcionista, manobrista e segurança. A unidade decorada está aberta para visitação junto à central de atendimento, no próprio local do imóvel.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano