João Auada, diretor de negócios da Tecnisa, tem um pé em Curitiba e outro em São Paulo, sua cidade de origem. Embora passe metade da semana em cada cidade, o executivo já se considera curitibano. A sensação de "local" se alinha à estratégia da incorporadora paulista, que chegou à capital paranaense em 2010 e não pretende mais sair tanto é que o volume de obras da empresa por aqui, com 11 produtos e novos lançamentos previstos, supera a de outras cidades onde está presente, como Salvador, Brasília e Manaus. As primeiras obras da Tecnisa foram feitas em parceria com empresas locais, mas os empreendimentos que mais brilham, hoje, no portfolio da incorporadora, são os que ela assina sozinha, como o Inspira, o Hub e o The Five. Auada conversou com a coluna sobre a atuação local da Tecnisa.
Como a Tecnisa vê o mercado em Curitiba?
Com otimismo. Viemos para ficar. É o segundo maior mercado da Tecnisa, atrás apenas de São Paulo. Temos aqui uma equipe própria de vendas, com 100 corretores. Nossos produtos são muito bem planejados e têm atributos únicos, pensados para criar valor. Temos atenção a detalhes que fazem toda a diferença para o morador ou usuário do empreendimento. Um exemplo são os chuveiros instalados na área de fitness do Inspira, um prédio comercial moderno no Água Verde. Quem trabalhar lá poderá fazer seu exercício, tomar banho e sair pronto. É a rotina de quem trabalha em uma metrópole, e Curitiba já ocupa seu espaço como grande cidade, um polo logístico, industrial e de serviços importante no país, que requer infraestrutura pública e empreendimentos à altura desse porte.
A marca Tecnisa já é bem conhecida aqui?
É conhecida, mas será ainda mais. Temos um ótimo programa de relacionamento com o cliente. Tenho certeza que nossos produtos serão ainda mais conhecidos e valorizados depois de entregues. Serão empreendimentos icônicos para a cidade, alinhados com tendências mundiais, que se tornarão referência em Curitiba.
Qual a previsão de lançamentos para este ano?
Teremos três lançamentos residenciais. Apartamentos com três e quatro dormitórios, que têm muita demanda em Curitiba, em regiões como Vila Izabel, Cabral e Champagnat. O crescimento orgânico da cidade, por si só, gera demanda imobiliária.
Posse concorrida
Plinio Gonzaga e Marilia Gonzaga (nas pontas), do Grupo Gonzaga, Luís Antonio Laurentino e Simone Lima, da Gazeta do Povo, no concorrido jantar de posse da nova diretoria do Secovi-PR. Laurentino foi eleito novo presidente da entidade que representa as imobiliárias e condomínios do Paraná em substituição a Liliana Tavarnaro.
Tudo verde
Na convenção de vendas do Grand Vert, no MON, o novo gerente comercial da Cyrela Paraná, Felipe Silveira, com a gerente de incorporação Silvia Fernandes, o diretor executivo Marlus Doria e o diretor comercial da empresa, Ricardo Jornada, comemoram a aceitação do empreendimento residencial de alto padrão no Cabral, que teve várias reservas feitas na etapa de pré-vendas.
Premiado
Na solenidade realizada pelo Sindimóveis quinta-feira, no restaurante Dom Antônio, o vice-presidente do Creci-PR, Ricardo Kikina, atuante no mercado de Ponta Grossa há vinte anos (ao centro), onde comanda a maior empresa imobiliária da cidade, foi premiado com o título de melhor corretor de imóveis de 2013, junto ao presidente do Creci-PR, Admar Pucci, e o presidente do Sindimóveis-PR, Daniel Fuzetto.
Jeito chileno, estilo brasileiro 1
A Plaenge entregou, nesta semana, o primeiro empreendimento construído no Chile a partir da experiência somada de engenheiros brasileiros e chilenos. O Ipanema Home & Resort, edificado na cidade de Temuco, segue a legislação e estilo de vida do país, mas agrega diferenciais dos empreendimentos Plaenge no Brasil. Com apartamentos de dois e três quartos, o prédio chamou a atenção do mercado chileno por apresentar o conceito de resort, com área de lazer completa, entregue totalmente equipada e decorada, e churrasqueiras na sacada. Para os moradores, outro atrativo é a vista dos vulcões da região. O edifício é também o primeiro do Sul do Chile a contar com churrasqueira na sacada.
Jeito chileno, estilo brasileiro 2
O sucesso do Ipanema motivou novos investimentos na região. Para o segundo semestre, a Plaenge já prepara novo lançamento no Chile, onde atua desde 2009 e já entregou 11 empreendimentos.
Novas fórmulas
Está marcada para 15 de abril, no auditório do Sinduscon-PR, a mesa-redonda "Novas Fórmulas para um Velho Mercado", evento realizado pela Nuna Planejamento Imobiliário e Segmento Comunicação. Foram convidados para o debate o consultor imobiliário Nelson Galvão, a sócia da Sasis Arquitetura, Sabrina Slompo, a gerente de desenvolvimento de produto da Laguna Incorporadora, Bianca Casilha, a gerente comercial da Lumis Construtora, de Florianópolis, Cristine Weber Machado, o especialista em marketing digital Rafael de Lara; e a jornalista Maria Emília Staczuk.
Novidades na Feira
A Feira de Imóveis do Paraná, realizada pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi/PR), terá novidades em sua 23ª edição. Neste ano, o evento será de quarta-feira a sábado, entre 27 e 30 de agosto, com quatro dias de duração, no ExpoRenault Barigui, com entrada gratuita. O horário será das 14 às 22 horas. Além das construtoras, incorporadoras e imobiliárias que têm empreendimentos no Paraná e em Santa Catarina, também haverá espaço para a participação das organizações da área de serviços especializados, como empresas de segurança, automação, telefonia, financeiras e às relacionadas à indústria da construção civil.
Vendas em alta
A corretora de imóveis Thelma Julieta Curry foi homenageada na Convenção Anual de Vendas da Seller, braço imobiliário da Cyrela, que aconteceu nesta semana em São Paulo. Thelma foi a corretora que mais vendeu em 2013 em Curitiba. Com cinco anos e meio de atuação na Seller, é o quarto ano consecutivo em que ela fica com o troféu.
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas