Há mais de dez anos, Leandro Ferreira atua como corretor de imóveis na Flórida. Conhece bem o mercado de Miami e cidades próximas, e viu de perto tanto a fase áurea de crescimento imobiliário, a partir de 2003, quanto a quebra de 2008 e suas consequências. Ferreira está trabalhando mais intensamente desde que o crash ficou para trás e começou a recuperação gradual de investimentos imobiliários, lançamentos e ajuste de preços do mercado americano. À experiência de uma década, ele agrega o conhecimento do público brasileiro, seus gostos e particularidades. Em constantes passagens pelo Brasil, o proprietário da Legacy Plus Realty faz contatos e fecha negócios. Ferreira esteve em Curitiba nesta semana para apresentar o mercado de Miami em um evento para convidados, em parceria com a imobiliária Polatti & Cordeiro. Antes da palestra, o consultor conversou com a coluna.
Já faz algum tempo que vem se falando no mercado imobiliário da região de Miami e que os brasileiros têm comprado lá. Continua sendo bom negócio, com oferta e demanda?
Sim, porque há muitas vantagens. A começar pelo preço do metro quadrado do imóvel novo. Em Miami é mais barato do que no Brasil. Em uma casa de alto padrão em condomínio fechado, com toda a infraestrutura de lazer e segurança, que vem equipada com ar-condicionado, alarme, irrigação nos jardins, paisagismo, todos os eletrodomésticos da cozinha e peças dos banheiros, o metro quadrado custa US$ 1,6 mil, cerca de R$ 3,7 mil. Em Curitiba, um lançamento de alto padrão não custa menos de R$ 8 mil o metro quadrado privativo, ou seja, US$ 3,4 mil.
Para a mesma medida de metro quadrado?
Não, ainda tem essa vantagem. Lá, se conta o metro quadrado onde tem ar condicionado. Ou seja, não entram garagem, varanda e outras áreas externas. Dessa forma, uma casa de 420 m² em condomínio com cinco dormitórios, que custa US$ 680 mil, na verdade tem mais 500 m², por exemplo. O condomínio tem campo de golfe, lago, várias piscinas e outros itens.
O resultado da visita a Curitiba, na parceria com a Polatti & Cordeiro, foi bom?
Sim. Há muito interesse dos curitibanos em comprar em Miami. Há quem compre para investir, mas muitas famílias adquirem casas ou apartamentos para uso próprio. O voo direto de Curitiba para Miami facilita muito. Já vendi imóveis para famílias daqui que estão frequentemente indo a Miami para lazer, férias e compras. A questão da segurança é muito importante lá, você circula com tranquilidade pelas ruas, praias, malls e condomínios, enquanto aqui no Brasil esse é um problema preocupante.
Você citou a casa em condomínio como exemplo, mas há outras faixas de preço?
Sim. Há apartamentos novos a partir de US$ 200 mil. São empreendimentos afastados do litoral, mas de excelente padrão.
* * * * *
Outono chegando
A Masotti, tradicional marca de móveis gaúcha, promoveu coquetel para um seleto grupo de convidados, entre eles as arquitetas Karin Neitzke e Calina Mussi e a paisagista Claudia Canales, na foto com o gerente comercial da loja, Fabiano Gallas. Além de dar as boas-vindas ao outono, a loja apresentou as novas vitrines do showroom no Batel, assinadas por Olga Bergamini, Danielle Bragagnolo e Karin Neitzke.
É do bem
Já começou a campanha Trousseau do Bem 2014, que vai até dia 13 de abril com descontos de até 40% em peças selecionadas, revertendo parte das vendas, em cestas básicas, a entidades beneficentes. Em 2013, a Escola de Educação Básica Mercedes Stresser recebeu mais de 170 cestas básicas. Desta vez a ação será em prol do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, presidido pela arquiteta Francisca Cury, na foto comemorando a parceria com a coordenadora local da marca, Lenise Campos.
É a vez delas
O Grupo Gonzaga acaba de lançar a segunda edição do Prêmio Elas Fazem, que destina recursos para projeto social liderado por uma mulher em Curitiba. A novidade desta edição é a votação popular pela internet. A primeira vencedora do prêmio, ano passado, foi Andrea Koppe, diretora da Universidade Livre para a Eficiência Humana. As inscrições podem ser feitas até o final de março e o período de votação vai de 7 a 15 de abril.
Palavra do presidente
A 20ª edição da Feicon Batmat, principal salão da construção da América Latina, que acontece nesta semana em São Paulo, terá mesa-redonda com profissionais do mercado imobiliário para repercutir os dados de uma pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção e pelo Instituto Sensus sobre importância das inovações tecnológicas nos empreendimentos, na visão do consumidor. O presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná, Gustavo Selig, será um dos debatedores do evento, no dia 18, que será mediado pelo vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins. A mesa-redonda também terá a participação do diretor da BM Empreendimentos e Participações, Maurício Linn Bianchi, e do presidente da Cury Engenharia, Ronaldo Cury.
Em código
A nova campanha do Núcleo Paranaense de Decoração aposta no código QR Code. Todas as lojas associadas receberão um adesivo em formato de selo para colocar na vitrine, onde está o QR Code código de barras em 2D que pode ser escaneado pelos smartphones. Após a decodificação, o selo é automaticamente convertido no link do Circuito de Compras do Núcleo Decor, onde estarão catalogadas todas as lojas do Núcleo com fotos de produtos e contatos, facilitando as compras de móveis e objetos decorativos.
Melancia de aluguel
"Pare de se alugar. A gente faz isso para você" e "Quer aparecer? A gente faz isso para você" são algumas das mensagens da nova campanha de marketing da Rede Imóveis, que pretende evidenciar a força da união de empresas na venda e locação de imóveis por meio das 13 imobiliárias associadas. As expressões são representadas por fotos bem-humoradas, como a de um homem com uma melancia na cabeça.
Nova Home Fair
Começa nesta quarta-feira e vai até domingo, dia 23, mais uma edição da Home Fair Feira de Móveis e Decoração, no Expo Renault Barigui. Cerca de 70 expositores, entre fabricantes e lojistas, vão apresentar produtos para casa e escritório, com descontos que chegam a 40%. A Claudinei Ribeiro Eventos, responsável pela organização do evento, espera gerar R$ 7 milhões em negócios e atrair público de 40 mil pessoas.
Estilo no litoral
Com um investimento de R$ 120 milhões, está saindo do papel o projeto Outlet Premium Porto Belo, em um terreno de 200 mil m² na BR-101. O empreendimento do Grupo Tacla obteve alvará e licenças para início das obras na primeira semana de fevereiro. Seguindo um conceito inovador, inspirado nos grandes outlets americanos, o centro de compras terá arquitetura aberta, em projeto assinado por Manoel Doria, do Dória Lopes Fiuza Arquitetos Associados, em parceria com o escritório americano Herbert + Linhares Architects, de Miami. Serão 36 mil m² de área construída e 25.500,00 m² de área bruta locável para 145 operações, com destaque para grandes marcas e grifes.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.