• Carregando...
 | Henry Milléo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Formada em Design e História da Arte, Ingrid Moskalewski sempre atuou em lojas de mobiliário, portanto nunca se afastou do design. Hoje, como gerente da Artefacto de Curitiba, está próxima também da arte. Ingrid circula com desenvoltura pelos espaços sofisticados da loja que, além dos móveis da marca, têm obras selecionadas de galerias de arte de Curitiba. Mas a arte não está apenas nas telas, esculturas e livros que clientes e visitantes apreciam nos amplos espaços. Cada peça da Artefacto traz uma história – da criação à fabricação própria, passando pelo design, escolha de materiais e detalhes que incluem, não raras vezes, minuciosos trabalhos, executados manualmente por artesãos e fornecedores exclusivos da marca. Ingrid discorre sobre cada móvel ou objeto e transforma a conversa em uma agradável viagem pelo mundo da Artefacto, criada em 1976 em São Paulo e que hoje tem 24 lojas no Brasil e duas na Flórida – a terceira está prestes a abrir as portas. Ela conversou com a coluna enquanto apresentava os 17 ambientes da 12ª Mostra Artefacto Curitiba.

Como são selecionados os arquitetos da mostra?

A cada ano escolhemos arquitetos e designers entre os profissionais que são nossos parceiros, que já conhecem o design e a qualidade dos nossos produtos. Temos um cuidado muito grande nessa seleção e também na escolha das peças que serão usadas em cada espaço, dentro da proposta de estilo. Veja que nenhum móvel se repete nos ambientes.

Os clientes chegam com assessoria de arquitetos?

Muitos vêm escolher o mobiliário com o profissional que faz o projeto dos interiores da casa. Mas há também os que chegam em busca de ideias. Alguns chegam a pedir um ambiente inteiro igual ao que gostou na mostra.

O cliente de Curitiba é diferente de outras cidades?

Cada cidade tem suas características. Percebemos que o curitibano é mais tradicional. Em geral, prefere a ambientação clássica, com linhas limpas e um toque de modernidade. A cor entra em detalhes, nas obras de arte, em peças soltas como almofadas, ou em revestimentos.

Muitos ambientes da mostra, mesmo com propostas diferentes, têm em comum os tons claros e o uso de espelhos. Há uma razão?

Essa é a tendência contemporânea. O espelho amplia o olhar, e mesmo se o cômodo já tem uma boa metragem, ele cria mais luminosidade e amplidão. Já os tons clássicos e neutros não saem nunca de cena. O cliente que investe em um móvel da Artefacto sabe que além do design, ele tem qualidade e é feito para durar, por isso prefere as peças que serão usadas por dez anos ou mais. Não é um mobiliário de pouco tempo de uso, de modismo. O aço também aparece bastante em detalhes dos móveis, trazendo sofisticação e modernidade.

* * * * *

Casa nova com festa

No evento de entrega do Homespace Botânico, da Invespark, o diretor-geral da empresa, Claudio Roth, e o diretor de incorporações, Eduardo Quiza, comemoram o sucesso do empreendimento. A festa para os novos moradores teve diferentes opções gastronômicas, música ao vivo, jogos e recreacionistas.

Negócios em alta

Bruno Zibetti, Rubens Bocuti Jr, Eduardo Ferraz, Márcio Sou­za e Frederico Rodrigues confraternizam após a come­mo­ração de dois anos da Trend Brokers Imóveis, quinta-feira, no hotel Bourbon. Entre os 120 convidados presentes, estavam incorporadores, construtores, corretores, empresários e parceiros da imobiliária de Márcio Souza e Rubens Bocuti. O ponto alto do evento foi a palestra do consultor Eduardo Ferraz, referência na área de desenvolvimento humano.

Assinaturas de Jayme

Em sua sexta edição, a premiação Idea Brasil reconheceu mais uma vez o trabalho do arquiteto curitibano Jayme Ber­nardo com a equipe da Jayme Bernardo Design. A família de mesas "Taj & Arcos", produzidas aos pares e com corte único, levou a prata em Design Residencial. Ano passado, o escritório do arquiteto recebeu o prêmio pela mesa Medusa.

Elegantemente pronto

O gerente regional da Plaenge, Luiz Gustavo Salvático, a arquiteta Thaís Bakoniy e o engenheiro Leonardo Hoffman apresentam o edifício Magnum para os clientes da construtora neste fim de semana. Os novos moradores serão recebidos com café colonial e poderão fazer a visita técnica para conhecer os apartamentos e a área comum do empreendimento. Junto com o Supreme, o Magnum forma o Elegance Condominium, no Ecoville.

Localização de ouro

O plantão de vendas do condomínio de terrenos Barigui Park Royale abre as portas neste fim de semana. O empreendimento da Hafil Inc está em localização privilegiada, na Estrada da Mina do Ouro, próximo ao Parque Barigui. O condomínio tem 62 terrenos, com tamanhos entre 362 e 667 metros quadrados privativos.

Bem comemorado

O Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões completa 15 anos de atividades no próximo dia 14, e para celebrar a data, uma série de atividades para alunos e funcionários serão realizadas nesta semana que antecede o aniversário. Também será lançado um selo comemorativo, que vai estampar todo o material de divulgação da escola. A instituição é credenciada por importantes órgãos do setor como a Associação Brasileira de Design de Interiores e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Parceria de valor

A incorporadora AG7 Realty e a Thá Incorporação são parceiras em um empreendimento de alto padrão no Água Verde. No terreno onde funcionava o depósito do Mercado das Pulgas, com mais de 6 mil m², será construído um residencial com três torres de apartamentos. Proprietária da área, a AG7 Realty convidou a Thá Incorporação como acionista do negócio, que tem Valor Geral de Vendas estimado em R$ 140 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]