O financiamento que utiliza o imóvel como garantia é uma opção ainda pouco conhecida no Brasil, mas vem chamando a atenção de investidores. Essa operação tem possibilitado a construtores de pequeno porte investirem nos seus empreendimentos, fazendo o capital girar mais rápido. Também tem sido usada como opção para reformas e para compra do segundo imóvel. O Conglomerado Financeiro Barigüi, primeira instituição do Paraná a oferecer essa opção de investimento, no final de 2012, aposta no crescimento da modalidade. Uma lei de 1997, que dispõe sobre o Sistema de Financiamento Imobiliário, instituiu a alienação fiduciária de bens imóveis para fins de garantia no Brasil. Outra, de 2004, determinou que a alienação fiduciária pode ser usada em substituição à hipoteca na compra do imóvel. Rodrigo Pinheiro, diretor da empresa, conversou com a coluna sobre o assunto.
Qual o atrativo desse financiamento?
Juros muito baixos e prazo longo. Os juros estão entre os menores do mercado, a partir de 1,09% ao mês, e há possibilidade de pagar o empréstimo em até dez anos.
As pessoas ainda não conhecem essa opção?
Em outros países, o financiamento com imóvel como garantia é largamente usado. Chega a ser um dos principais. No Brasil, ainda é incipiente, mas está ficando mais conhecido. A modalidade pode ser usada na compra do primeiro imóvel. O próprio imóvel é dado em garantia. Nesse caso, financiamos até 80% do valor do bem. Mas também, quando a pessoa já possui um imóvel próprio e desonerado, ela pode fazer um financiamento em que este imóvel entra como garantia. Afinal, a casa própria é um capital, que pode ser utilizado.
É um processo seguro?
Sim, devido à figura jurídica da alienação fiduciária (transferência da posse de um bem móvel ou imóvel do devedor ao credor para garantir o cumprimento de uma obrigação). É tudo registrado em cartório. O processo todo, do início até a aprovação e liberação do dinheiro, leva entre 3 e 4 semanas.
* * * * Lançamento concorrido
Gerson Lima
O site Montacasa chegou a Curitiba, nesta semana, em evento de apresentação aos profissionais paranaenses no Slaviero Full Jazz. Arquitetos e designers conferiram o preview de lançamento do shopping virtual para o segmento de decoração em todo o Brasil. Dia 28 de maio, na abertura da Casa Cor em São Paulo, o site fará sua estreia nacional. Na foto, a arquiteta Renata Pisani e a empresária Caroline Dias dos Santos, idealizadora e proprietária do Montacasa.
Em evidência
Divulgação
A Tecnisa está com um estande de vendas exclusivo no shopping Crystal Plaza. No espaço, os clientes podem conhecer detalhes sobre o novo complexo multiuso da capital paranaense, o The Five East Batel. Com projeto das arquitetas Marina Carvalho e Paula Borges, da Eleven Arquitetura, o estande mostra todos os diferenciais do empreendimento de forma interativa. Na foto, a coordenadora de marketing da Tecnisa, Ana Wippel, destaca que o espaço da incorporadora no shopping oferece conforto, segurança e tranquilidade para conhecer o empreendimento e até mesmo fechar negócio.
Lá e aqui
Enquanto em Curitiba os preparativos para a Casa Cor Paraná estão a todo vapor, na ilha de Florianópolis o evento está nos ajustes finais. A abertura da edição catarinense, nessa quinta-feira, tem participação da paranaense Balaroti, novamente patrocinador local da casa. Neste ano o Balaroti terá um espaço na mostra catarinense, criado pela arquiteta Mariana Pesca. O Balaroti Diamond Bar, para uso do público, terá produtos, arquitetura conceitual e lounges, em área de 200 metros quadrados. Aqui, a empresa também terá um lounge na Casa Cor, assinado por Jayme Bernardo.
Na mesa dos engenheiros
O Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) promove, no próximo fim de semana, o 8º Congresso Estadual de Profissionais, com a presença de mais de 350 participantes. O tema central do evento é Marcos Legais: competência profissional para o desenvolvimento tecnológico nacional e as mudanças pretendidas pela classe nos atuais marcos normativos. Serão eleitas propostas que representarão o Paraná na edição nacional, em setembro, no Rio Grande do Sul. O congresso paranaense será entre 19 e 21 de maio, em Foz do Iguaçu, no Mabu Termas.
Criatividade em alta
A Rede Imóveis pegou a onda dos vídeos bem-humorados na nova ação de marketing dentro da campanha "Se existe, a Rede acha". Reforçando o conceito de agilidade da associação formada por 11 imobiliárias, um vídeo mostra, de forma exagerada, os desejos de um cliente na busca pelo imóvel ideal que a Rede acaba encontrando. O material foi produzido pela Peppers Criação & Design e pela WG7BR para as redes sociais.
Escritório paranaense em destaque
A advogada Lourdes Helena Rocha dos Santos, do escritório Santos Silveiro, será uma das palestrantes do 1º Fórum de Direito e Incorporação Imobiliária, em São Paulo. O evento será nos próximos dias 14 e 15, com palestras de juristas e de executivos das principais incorporadoras. Em sua apresentação, na quarta-feira, Lourdes Helena Rocha dos Santos falará sobre contratos de promessa de compra e venda e contratos de financiamento a partir da análise de jurisprudências.
Aço suave
Divulgação
A bela obra da foto é do artista plástico Glenn Hamilthon, que usualmente trabalha com aparas de madeiras descartadas. Mas ele mudou o foco ao ser convidado a criar troféus em aço para diversas instituições. Além das peças para troféus, Glenn passou a criar peças autorais, em peças sem soldas, imprimindo movimento e leveza à rigidez do aço, com referência especial ao vento na série Sinuosas. Como já ocorria com as esculturas em madeira, Glenn teve o apoio técnico da Montana Química, utilizando produtos da marca para o acabamento dos trabalhos em cores vivas. O artista paulista é representado pela Marco 500, que tem site próprio.