Mais de duas décadas de experiência em incorporação e urbanização imobiliária fazem do Grupo Paysage um nome de referência quando o assunto são condomínios horizontais e bairros planejados. A empresa, focada em planejamento de longo prazo, atua hoje em 24 cidades do Paraná e Santa Catarina, e começou a se preparar para uma nova fase, de expansão e maior visibilidade, no final do ano passado, quando levou para a equipe dois executivos de peso: Henrique Penteado Teixeira, que assumiu há pouco mais de um mês o cargo de diretor comercial e de marketing, e Marco Antônio Barbosa Cândido, novo CEO do grupo. Sob o comando dos executivos, a Paysage acaba de lançar o Residencial Weekend, condomínio resort com conceito premium, em uma imensa área com bosque e lago natural, próxima ao Parque Barigui. O lançamento, no dia do aniversário de Curitiba, representa um grande cartão de visitas da atuação da empresa e sinaliza o que vem pela frente.
Como a Paysage chegou a este patamar, lançando condomínios e empreendimentos horizontais em locais onde não há mais oferta de bons terrenos, como é o caso do Weekend?
A empresa tem uma visão estratégica de longo prazo. Nos últimos vinte anos, vem consolidando um estoque de grandes áreas privilegiadas, com localizações únicas. Adquirir terrenos nessas proporções e com as características que a Paysage busca é um trabalho demorado, que envolve prospecção acurada e muitas negociações.
Durante esse processo a empresa vinha lançando e construindo?
Sim. A Paysage já soma 38 empreendimentos entregues. No momento temos oito em construção e ainda neste ano lançaremos outros 12 empreendimentos, entre loteamentos urbanos, condomínios estruturados e bairros planejados.
A diversificação geográfica chama a atenção. Qual o foco da empresa?
As 24 cidades do Paraná e Santa Catarina em que atuamos ficam em regiões estratégicas: litoral e norte de Santa Catarina e polos de desenvolvimento no Paraná, como Campos Gerais, região Norte, região de Cascavel e outras. A empresa estuda muito bem as projeções e os indicadores desses locais antes de atuar. Todos são municípios com forte potencial de crescimento econômico. Vamos para onde há, ou haverá, demanda.
Não há o risco de ter sua imagem associada a empreendimentos que isolam parte da população em ilhas urbanas?
Com seus empreendimentos e obras, posicionada como urbanizadora, a Paysage acaba colaborando com o desenvolvimento das cidades e polos onde atua. Mantemos muito diálogo com as administrações públicas. A empresa contribui para uma urbanização moderna e direcionada para o futuro. Nossa perspectiva é o novo urbanismo, são projetos que conversam com as cidades e suas populações, baseados no conceito de smart cities.
Como está a comercialização do Weekend uma semana após o lançamento?
Um sucesso. Está dentro do esperado. Ao abrir o plantão de vendas já tínhamos 30% de reservas. Ao longo de dez dias, pelo andamento das negociações, a comercialização deve alcançar 40% de vendas dos lotes.
* * * * *
Presença ilustre
O ministro Sérgio Luiz Kukina, do STF na foto com o conselheiro Roberto Freitas, o assessor de acessibilidade do CREA-PR, Antonio Borges dos Reis, e o coordenador da Câmara de Engenharia Mecânica, Sérgio Yamawaki realizou a palestra de encerramento do 3º Seminário Internacional de Acessibilidade do CREA-PR.
Inovação na obra
A arquiteta Rose Guazzi, na foto com Cassiano Garcia, sócio da Construtora Monreal, foi conhecer de perto a novidade que a empresa está trazendo para Curitiba. O projeto em execução utiliza a tecnologia steel frame, que gera menos resíduos para o meio ambiente e tem menor tempo de execução.
Do Ecoville ao Batel 1
A construtora curitibana Costaguerra coloca o pé no acelerador e prepara três lançamentos para 2014. Um deles é o Alamos Ecoville, na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, próximo ao ParkShopping Barigui. O Alamos fica no terreno onde a PDG havia lançado, há cerca de dois anos, o residencial Choice, empreendimento do qual a incorporadora recuou sem iniciar a construção. Toda a incorporação e construção foram assumidas pela Costaguerra, que com este projeto inicia sua atuação na disputada região do Mossunguê.
Do Ecoville ao Batel 2
O Alamos Ecoville terá um projeto de reposicionamento de mercado para o empreendimento, que ganha um novo cronograma de obras e ações de divulgação. Já na esquina da Avenida Sete de Setembro com a Rua Bento Viana, em valorizada área central próxima ao Batel, a Costaguerra vai lançar o edifício comercial Angélica Zapata. O Anchieta Business, empreendimento de uso misto com participação do grupo LN, será construído na Rua Padre Anchieta.
Creci-PR é bicampeão
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná foi premiado com o 1º lugar no Ranking Nacional de Fiscalização pela segunda vez consecutiva. O anúncio da classificação, no último dia 2, ocorreu durante a 1ª Sessão Plenária do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, o Cofeci, realizada em Salvador. De acordo com os dados informados pela Diretoria Nacional de Fiscalização, Dinaf, a média de produtividade diária do Creci-PR foi de 19,96 autuações.
Luzes para todos
A designer de interiores Hellen Giacomitti, a empresária Adriana Sypniewski, o arquiteto Filipe Bender, e a vice diretora regional da ABD, Silvia Pedroso Xavier, participaram do workshop Iluminação Sem Fio, na Grey House Iluminação.
Não é dos Jetsons
Depois de serem avaliadas por mais de 4,8 mil especialistas de 53 países, três linhas de produtos da Midea ganharam o Prêmio Red Dot 2014, um dos mais prestigiados eventos de decoração, realizado na Alemanha. Uma das inovações da Midea é o aspirador de pó X-bot, com ares futuristas.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais