Fundada em 1969 por Joseph Galiano, a Apolar Imóveis atravessou mais de quarenta anos de altos e baixos do mercado imobiliário sem parar de crescer. A imobiliária chega à segunda década do século XXI consolidada e pronta para responder aos desafios e transformações próprios do setor e também da economia nacional. Comandada por Daniel e Jean-Michel, filhos do francês Joseph, há mais de 25 anos, a Apolar é referência em franquias no segmento imobiliário, angariando dezenas de prêmios e reconhecimento nacional pelo sucesso do modelo implantado em 1994. Os irmãos também conduziram a profissionalização que resultou no formato atual: além deles como diretores, a Apolar tem outros dois executivos contratados à frente da corporação. Jean-Michel Galiano conversou com a coluna sobre essa trajetória e o perfil da imobiliária, que hoje conta com 90 lojas entre franquias e unidades próprias e de locação e atua também no exterior, com vendas e locação em Miami, Nova York e Paris.
Como a Apolar vê o momento após o recente boom de lançamentos e de muitas vendas no mercado?
Com otimismo. Passou a fase de atender à imensa demanda reprimida que havia se acumulado desde os anos 80 até 2005. Agora é ajuste, equilíbrio o mercado está mais comprador do que vendedor, e isso é bom. Há muitas oportunidades. Não houve uma bolha que estourou em crise, como alguns diziam.
E como a empresa passou pelo boom?
Com cautela e atenção. Não dava para dimensionar o tamanho real do mercado. Imagine uma linha fina de água que de repente é inundada por um tsunami: a gente não enxergava o que tinha por baixo, o que era real, o que ia sobrar depois da onda. Vendia-se prédios inteiros em horas. Mas não nos deixamos levar pela ambição. Somos conservadores: preservamos nossa cultura e os valores que nosso pai implantou. Hoje o mercado é como um rio, que não para de correr, porém dentro de seu curso.
Como está a rede de franquias?
Muito bem. Temos franquias em diversas cidades do Paraná e também em Santa Catarina. Chegaremos ao Rio Grande do Sul também. Nossos franqueados têm um desempenho excelente. Há uma confiança muito grande de todos eles com a Apolar, e também entre eles. Há um dado interessante: 40% das vendas realizadas são compartilhadas, ou seja, um indica o outro para clientes potenciais. Isso mostra o grau de confiança existente.
* * * * *
Dupla comemoração
Gustavo Wanderley
A arquiteta Elaine Zanon e a designer Claudia Machado receberam convidados na de inauguração da 12.ª edição da Mostra Artefacto Curitiba, quando também comemoraram os 25 anos do escritório Arquitetare, do qual são sócias. A dupla assina a vitrine Living com Estar A Leveza de Estar no Outono, com artigos da marca Beach & Country, novidade desta edição da mostra. Na foto, os arquitetos Enzo Vidotti e Dalton Vidotti com Claudia Machado, Elaine Zanon e o arquiteto Orlando Ribeiro, presidente da Asbea-PR.
Novidades no horizonte
Divulgação
Carambeí vai passar por uma revitalização através da parceria recém-firmada entre o Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões e o Sebrae/PR, que executarão projetos de interiores e de paisagismo para desenvolver atrativos turísticos da região. Em visita técnica à cidade, Giovana Gohr Serenato e Nádia Terumi Joboji, do Sebrae-PR, a diretora do Cepdap, Claudiane Cassol, e Eliane Canhoto, coordenadora de curso da escola, se reuniram com o vice-prefeito Bart Janssen, com o secretário de Desenvolvimento, Rosni Ribeiro, e com Guilherme Marcondes, diretor do departamento de Turismo.
Glamour renovado
Divulgação /Fyr Studio
Os administradores do Espaço Torres, que no final de 2012 assinaram o arrendamento do salão social do Paraná Clube por um prazo de 20 anos, deram início à reforma do local de eventos, com projeto assinado por Luciano Setin Freitas. Essa etapa prevê troca dos pisos para granito, construção de novos banheiros e salas, instalação de forro acústico, sistema de ar condicionado e elevador. A inauguração do Novo Paraná Clube será em novembro.
Exemplo verde
A Tecverde Engenharia estará presente na maior feira da construção civil do país, a Expo Construction 2013, que acontece em São Paulo nessa semana. Pioneira no sistema construtivo wood frame no Brasil, a empresa apresentará no evento a Rede iVerde, criada para tornar a tecnologia verde acessível a construções para população de baixa renda. A tecnologia foi adaptada para baratear custos sem perder em qualidade técnica e em produtividade. O estande da Tecverde na Expo Construction estará no Salão de Construção Seca.
Saindo do forno
A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná ganha, a partir deste mês, informativo trimestral. Com layout e arte final assinados pela Trade Comunicação e Marketing, a Ademi News vai apresentar as empresas que compõem a associação e promover debate sobre temas do setor de lançamentos imobiliários. O material, com oito páginas e tiragem de três mil exemplares, será distribuído a associados, parceiros e formadores de opinião.
Paranaenses na Black
Fernando Godoy
O arquiteto Jayme Bernardo recebeu convidados na terça-feira durante a abertura da MostraBlack 2013, no complexo WTorre Plaza, em São Paulo. Jayme assina o Terraço Black, projetado para o restaurante Terraço Itália um ambiente com grandes planos de vidro instalados em uma estrutura metálica idealizada pela construtora Greenwood. A estrutura não gera entulho nem desperdícios durante a obra, além de ser totalmente reaproveitável. Na foto, Jayme Bernardo com a engenheira civil e proprietária da Greenwood, Syonara Thomé, e seu marido, Maurício Beira da Silva.