Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negócios & Marketing

Postura positiva e inovação

Durante as últimas semanas abordamos aqui alguns índices apurados por pesquisas das federações da indústria e do comércio que retratam um cenário de queda de confiança e expectativas ruins por parte de consumidores e empresários. Influenciados pelos cenários conturbados na economia e na política, tanto consumidores como empresários tendem a puxar o freio de mão no consumo e nos investimentos. E isso acaba por alimentar um círculo vicioso que empurra o país para um cenário recessivo. A sociedade já começa a pagar a conta com as altas da inflação e da taxa de juros, restrição ao crédito e aumento do desemprego. Mas o que você vai fazer diante disso para buscar a sobrevivência de sua empresa? Você já deve ter observado que crises vêm e vão, e saem vivos delas aqueles que de alguma forma buscam fazer algo diferente e conseguem inovar.

Pense positivo

Os profissionais de marketing e vendas estão aí para isso, para manter a postura positiva diante das oscilações nos negócios. São eles os vocacionados a olhar para o mercado, identificar oportunidades e ameaças, e transformá-las em fontes de inovação e oportunidades de negócios. E para isso necessitam encontrar apoio das estruturas internas, para que essas oportunidades possam ser aproveitadas pela empresa através do desenvolvimento de ofertas inovadoras.

Manter a postura positiva é mais que uma atitude mental. É ter a crença de que o trabalho duro, o olhar aguçado para as oportunidades e a capacidade de execução são forças motrizes para alcançar objetivos. Os profissionais de marketing e vendas que costumamos admirar não gastam nem um segundo com pensamentos e atitudes negativas, e nem alimentam essas atitudes vindas de outros, mas são como locomotivas que avançam com segurança e energia para cima dos objetivos. Possuem um processo estruturado de trabalho e põem em ordem as suas prioridades para executá-las com foco, colocando sempre o mais importante à frente.

Inove

Ao contrário do que muitos pensam, inovação não é sinônimo apenas de boas ideias. Trata-se sim de boas ideias, mas que estejam diretamente ligadas a necessidades de consumidores e empresas, e que se materializem em bens e serviços viáveis. Assim, há uma característica sistêmica, processual, na inovação, que muitas vezes é negligenciada, e por isso não é alcançada pela maioria das empresas. Na edição de dezembro passado da revista Harvard Business Review foi publicado o artigo "A inovação está no ar", que busca mostrar às empresas como criar um "sistema" de inovação minimamente viável em curto prazo e com baixo custo. Com a abordagem processual da inovação, os autores dão a tônica que você pode estar precisando para enfrentar os desafios desse e dos próximos anos.

Uma boa oportunidade para refletir e discutir sobre o tema será o Circuito Mundo do Marketing de Tendências e Oportunidades para Inovar. O circuito passará por dez cidades brasileiras, sendo a vez de Curitiba o próximo dia 20 de março, abordando temas referentes às recentes transformações do mercado e seus impactos nos negócios, tendências em diferentes mercados e comportamento do consumidor. Mais informações podem ser obtidas no site www.mundodomarketing.com.br.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.