DICAS
- Faça um levantamento de todas as suas atividades. Separe as que você pode pedir alguém para assumir, as que você precisa adiantar por conta própria e as que podem esperar seu retorno;
- Não tenha medo de delegar funções. Porém, ao fazer isso, explique muito bem a quem assumirá suas atividades como se faz cada coisa. Lembre-se, é o seu trabalho e você não estará lá para garantir a qualidade;
- Informe às pessoas mais próximas sobre sua saída. Se for extremamente necessário, passe seus contatos pessoais, assim não precisará checar e-mails e ligações profissionais durante as férias;
- Imagine-se com trabalho pronto para o período que for ficar fora mais uma semana. Quando você volta, as pendências são muitas;
- Aproveite bem as suas férias. Elas só acontecerão novamente dali um ano.
Para muitas famílias, os preparativos para as férias estão a todo vapor. A maioria dos profissionais opta por descansar em janeiro, por coincidir com a folga de seus filhos e poder usufruir dos dias de ócio para viajar todos juntos e aproveitar as altas temperaturas que janeiro nos proporciona. Porém pergunto: você está preparado para deixar o escritório? Alguns profissionais cometem o erro de não se organizarem adequadamente para tirar os merecidos dias de folga e acabam prejudicando seus colegas, seu trabalho e a si próprios.
Considero de suma importância tomar alguns cuidados que pondero serem fundamentais para a fluência da organização/setor e das próprias férias do indivíduo. Afinal, convenhamos, você quer e precisa descansar, não é mesmo? Por isso, se deseja não ter problemas durante as férias e, principalmente, após seu retorno, fique atento às seguintes orientações:
E-mails e telefones
Para quem utiliza muito as ferramentas de mensagens eletrônicas, é preciso deixar seus contatos avisados sobre suas férias. Para os contatos mais frequentes, vale uma mensagem avisando que estará de férias num determinado período e que assuntos importantes podem ser tratados com "fulano de tal" (falarei mais adiante sobre delegar funções). A mesma mensagem pode ser programada para que seja disparada a cada e-mail que chegar para você, automaticamente.
Para quem utiliza celulares da empresa, o ideal é deixá-lo desligado durante as férias, a não ser que você ocupe uma posição muito estratégica na empresa e não possa perder nenhuma ligação sequer. Mas, se for o caso, ao receber ligações não tão importantes, de uma forma educada informe ao desavisado que você está de férias, mas que há uma pessoa que pode ajudá-lo. Porém, se preferir, que você terá total disponibilidade em resolver seu problema assim que voltar para a empresa, dentro de alguns dias.
Tarefas diárias
Para quem tem rotinas repetitivas, é mais fácil passar tais funções para um colega de trabalho. Mas essa transposição deve ser feita com o máximo de antecedência possível, para que a pessoa que o substituirá consiga se adaptar antes que você saia de férias. Dessa forma, você evitará que seu colega se perca e não tenha a quem recorrer na sua ausência. Se for preciso, dispense algumas horas ou dias para se dedicar apenas a essa passagem. E, quando sair de férias, confie na pessoa que o substituirá. De nada adianta ficar com a cabeça presa no trabalho, enquanto tenta descansar.
Projetos
Se você está envolvido em algum grande projeto em conjunto com uma equipe, deixe-o nas mãos de seus colegas. Equipes servem pra isso também, suprir a falta de alguém, quando necessário. Porém, se alguma parte do projeto depende única e exclusivamente de você, resolva-o antes de sair de férias para não deixar seus colegas na mão. Aliás, diria que todos os seus afazeres mais importantes e que dependem apenas de você devem ser adiantados. Considere até, pelo menos, uma semana depois do seu retorno. Lembre-se que, quando voltar de férias, outras coisas terão surgido, você estará num ritmo desacelerado e terão uma infinidade de e-mails para checar.
DescansoPor fim, o mais importante, descanse mesmo. As férias foram criadas com a intenção de que nenhum profissional fique sobrecarregado durante muito tempo. Chega um momento em que o corpo pede uma desaceleração e o seu papel, nesse caso, é obedecê-lo, descansando muito. Tente desligar sua mente dos assuntos profissionais. Você merece, sua família tem esse direito e seu trabalho espera que você volte, após um mês, descansado e preparado para assumir muitas novas responsabilidades.
* * * * * *
TESTE
Você está preparado para tirar férias?
1. O que você pensa sobre as férias?
a) É praticamente impossível tirar férias, você necessita estar conectado o tempo todo.
b) É o seu momento de descanso e lazer. Você procura se desligar do trabalho.
2. Na véspera das férias você:
a) Corre feito um louco para dar conta do que tem que fazer e deixa algumas pendências para finalizar nos seus primeiros dias de férias.
b) Corre bastante, mas consegue finalizar tudo antes de sair de férias.
3. Antes de sair de férias, você:
a) Deixa todos os seus contatos (telefone, celular, e-mail, telefone de recados) para ser acessado em qualquer momento.
b) Repassa as suas principais responsabilidades e deixa seus contatos no caso de uma urgência.
4. O que você faz com seu e-mail durante o período de férias.
a) Abre pelo menos uma vez por dia pra verificar se há alguma urgência.
b) Deixa uma mensagem comunicando sua ausência e redireciona para outra pessoa para que possa atender às urgências.
5. Quando você sai de férias, você:
a) Não consegue se desligar da empresa. Pensa frequentemente no que pode estar acontecendo lá.
b) Relaxa e deixa para pensar no trabalho na sua volta.
6. Em relação às férias, seu maior medo é:
a) Que durante a sua ausência, você seja substituído ou sejam feitas mudanças que não lhe agradem.
b) Que as férias acabem logo.
7. Durante suas férias você telefona para a empresa?
a) Sim.
b) Não.
8. Durante suas férias, você recebe constantemente ligações e e-mails com questões do trabalho a serem resolvidas?
a) Sim
b) Não
Se em suas opções prevaleceu a letra "a", você não parece pronto para tirar férias. Analise seus motivos. Será que você não está com receio de que as pessoas não sintam a sua falta? Lembre-se se você é um profissional que dá resultados à empresa, não são 30 dias de férias que irá mudar isso. Organize-se e boas férias.