Algumas coisas parecem nunca ficar velhas, e discutir sobre home office é uma delas. Alguns já se encontram nessa jornada há algum tempo e outros tantos pensam seriamente em adentrar a modalidade também. Mas por mais confortável que possa parecer trabalhar em casa, há uma série de regras básicas que devem ser seguidas para manter a produtividade e a conduta profissional.No artigo de hoje espero ajudar autônomos, ou mesmo funcionários de empresas que trabalham remotamente por algum motivo. Em algumas profissões é difícil manter um escritório comercial próprio devido aos altos custos de locação e manutenção. Com isso, a solução mais viável é o trabalho em casa. Nesta lista estão inclusos designers, publicitários, advogados, escritores, arquitetos e já vi até mesmo psicólogos fazerem de seus lares belos escritórios (sem falar em tantos outros).
Explicando, o termo é americano e significa algo como "Escritório em casa". Pois bem, se no termo já há a palavra escritório, pressupõe-se que sua casa se torne algo semelhante, ou uma extensão do escritório da empresa para a qual trabalha.
Utilizar um dos cômodos da casa como escritório é uma ótima opção. Para quem tem menos opções de espaço, basta ter um lugar que acomode os instrumentos de trabalho (livros ou ferramentas) e que não tenha distrações extras como televisão e rádio. Se você não assiste à televisão na empresa, porque assistiria em casa? Isso certamente só trará distrações.
Com o ambiente preparado, há algumas dicas que podem ajudar bastante. Recomendo que a pessoa nunca fique de pijama, por exemplo. Ao começar o dia, coloque a mesma roupa que utilizaria para trabalhar, mesmo porque em algumas profissões em que se lida com clientes constantemente, podem surgir imprevistos em que você precise sair ou mesmo uma visita inesperada.
Mas de nada adianta um ambiente e as vestimentas adequadas se não há uma disciplina profissional. É preciso ter horários muito bem definidos. Alguns profissionais que conheço planejam e anotam em suas agendas todo o planejamento do dia seguinte. Isso inclui horário de início e fim de tarefas. O horário de término é importante para que se mantenha a produtividade, estimule a disciplina e organize as atividades de acordo com suas prioridades. E como um profissional que trabalha no escritório, é bom também ter definidos os horários de entrada, saída, almoço, pausas a cada duas horas. Isso ajuda a evitar que a pessoa trabalhe muito ou pouco demais.
Em compensação, ficar em casa o dia todo trabalhando, e ficar em casa após o expediente pode ser um pouco desgastante. Procure ter atividades após o trabalho que o façam sair de casa. Aulas de dança, pintura, idiomas ou qualquer atividade que lhe dê prazer em realizar. Isso certamente tirará aquela impressão de tédio que muitos têm por ficar o dia todo em casa, além de ajudar a "arejar a cabeça" e manter a motivação em alta.
Falando em motivação, no caso dos autônomos há ações que podem ser feitas para premiar o próprio desempenho no mês. Após estabelecer algumas metas e então tê-las superadas é possível comprar aquele sapato que tanto queria ou uma viagem etc. As premiações, claro, também devem ser seguidas à risca, como são em toda empresa. Sem falar que a motivação é fundamental para garantir que o trabalho se desenvolva.
Para aqueles que são empregados, na empresa que fundei pelo menos, sempre compreendemos os casos em que a pessoa precisa se ausentar do trabalho. Se ela fez o pedido é porque certamente tem um bom motivo para não comparecer ao escritório. Pode ser por motivos de saúde dele ou de algum familiar, ou até mesmo por outras questões quaisquer. Fatores como esses fazem com que a pessoa, mesmo no trabalho, não tire a cabeça de casa. Sendo assim, várias empresas têm aceitado esta relação do trabalho com a casa.
Situações como as citadas acima são difíceis tanto para o colaborador, que precisa se concentrar em dobro para fazer o trabalho com a mesma dedicação, quanto para a empresa. Além disso, se você está em casa em função da empresa, precisa honrar o crédito que ela lhe dá. Isso inclui estar à disposição da companhia para o que ela precisar e na hora em que ela precisar. Ter o telefone acessível a qualquer chamada, respeitar os prazos estabelecidos e dedicar-se de forma semelhante à que você se dedicaria no escritório.
Tudo isso posto, eu não poderia citar todos os fatores que fazem do trabalho em casa mais fácil ou mais difícil, pois isso varia com a personalidade de cada um. Não perder tempo no trânsito, enfrentar o clima do ambiente externo, aliviar-se com o silêncio de casa ou sentir falta da conversa com os colegas etc. Os fatores são muitos, positivos ou negativos, mas, acima de tudo, independentemente de onde o profissional estiver, é a conduta dele que fará a diferença.