Todos já passaram por uma crise pessoal na vida: separar-se do cônjuge, um familiar doente, um falecimento recente, problemas de saúde, financeiros, judiciais. Dentre tantos acidentes e imprevistos, exemplos não faltam. Obstáculos infelizmente brotam e todos precisam ser inteligentes emocionalmente para não colapsar e deixar que este tipo de acontecimento leve rio abaixo a vida pessoal ou comprometa a carreira.
Pode parecer um assunto gasto, mas hoje focarei na relação que alguém nesta situação deve ter com seus colegas e chefia, além de como a transparência com eles pode ser determinante na compreensão e convivência pacífica do grupo.
Passo 1: Reconhecendo a dificuldade
Da mesma maneira que dificuldades no trabalho (reunião mal sucedida, decisão errada tomada, insucesso em projeto, estresse, pressão, etc.) alteram nosso comportamento com familiares e amigos, o oposto também acontece. Pode ser penoso para alguns, mas a primeira etapa para realizar uma "manutenção" dos sentimentos é reconhecer qual é a dificuldade a ser enfrentada e mensurar o quanto ela pode prejudicar a atividade profissional.
É importante estar ciente de que qualquer desequilíbrio em uma destas "vidas" (pessoal e profissional) afeta o humor, o relacionamento interpessoal e o desempenho. Se após a reflexão, você concluir que não conseguirá controlar totalmente as emoções e que o atual problema lhe afetará no trabalho, é preciso tomar a atitude seguinte.
Passo 2: Comunicando o superior
Além de cuidar de perto dos projetos e desempenho da equipe, é importante que o superior esteja alerta para os sinais de alteração de comportamento dos liderados. Algumas pessoas são naturalmente mais reservadas e podem não revelar que estão passando por um momento tempestuoso o que é um direito e uma atitude totalmente compreensível.
É importante comunicar ao chefe este problema por vários motivos: para que ele tenha uma atitude diferenciada com o colaborador, para que avise e explique aos outros colegas a situação (sem expor o colega) e para que, caso um comportamento inesperado venha a ocorrer, como uma explosão de raiva ou crise de choro, os envolvidos possam dar o devido "desconto". Isso tudo contribuirá para minimizar ou mesmo anular qualquer efeito deste comportamento com a equipe.
Receber uma resposta agressiva sabendo da situação pessoal do colega muda totalmente a maneira como você irá recebê-la, acredite. Além disso, as diferenças de comportamento e atitude caso a pessoa não comunique sua situação - abrem margem para que fofocas surjam no ambiente de trabalho e lidar com isso de maneira um pouco transparente, comunicando a equipe sem expor a privacidade da pessoa, pode facilitar as coisas.
É também recomendável que o líder avise a equipe que tipos de atitude devem ser evitadas próximo à pessoa. Ouvir comentários, conversas e piadas sobre um assunto relacionado ao do problema podem fazer com que a pessoa entre em crise de raiva, choro, desespero ou frustração, por exemplo. Evitar atritos e situações como essas dentro dessa equipe é fundamental para que o trabalho dos colegas permaneça inalterado e não afetado.
Considerações
Em casos extremos, as dificuldades podem ser grandes e demandarem certas especificidades. É o que geralmente ocorre quando há enfermidades com a própria pessoa ou familiares. Isso pode exigir visitas frequentes a um hospital, cuidados ou procedimentos médicos específicos.
Nestas situações o "amparo" do trabalho, na verdade, vai muito além do chefe e da comunicação com ele e a equipe. É preciso considerar em primeiro lugar a cultura da empresa, verificando se ela possibilita ausências nos períodos necessários; ser transparente com o superior para que ele possa administrar a situação com a equipe nos aspectos relacional e funcional; conhecer bem as características da própria função se é estratégica, operacional, de gestão, se há processos em andamento, se há um substituto direto e pronto para assumir pelo tempo necessário.
Em momentos de crise é natural a mente "embaralhar" e os pensamentos ficarem um pouco confusos. Ter tudo isso em mente amenizará bastante a preocupação que as pessoas geralmente criam em relação ao trabalho. É usual haver um receio forte pela demissão ou de um feedback negativo do superior ou colegas e o simples ato de comunicar-se de maneira consciente e inteligente podem fazer toda a diferença neste processo.