As promoções pós-Natal começaram mais cedo neste ano. Já nesta quinta-feira (29) nos shoppings e no comércio de rua de todo o país há lojas dando descontos nos produtos que ficaram nas prateleiras – o resultado do Natal, segundo a Serasa Experian, foi de retração de 4% nas vendas na comparação com 2015, segundo pior resultado desde 2003, atrás apenas dos -6,4% do ano passado. Agora, a expectativa dos varejistas é aproveitar o movimento de consumidores que visitarão as lojas para trocar os presentes e fisgá-los com as liquidações.
“Seguramente as promoções começarão de forma intensa. Quando a economia está represada, o período pós-Natal é de preços mais baixos e vendas aquecidas”, diz Luiz Augusto Ildefonso, diretor da Alshop, associação que representa os shoppings centers.
As vendas natalinas dos shoppings tiveram o desempenho mais fraco desde 2004, ano que a Alshop começou a monitorar o volume de vendas. De acordo com os dados da associação, o faturamento dos lojistas de shoppings caiu 3% neste Natal sobre o mesmo período do ano passado.Segundo Ildefonso, para compensar essa retração, os descontos chegarão a até 70% e serão em todos os tipos de itens, de roupas e sapatos a eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, reforça a ideia de que as promoções que começam agora são a chance de os varejistas reaquecerem as vendas até o fim de janeiro, na tentativa de compensar as perdas. “O comerciante tem agora a oportunidade de emplacar novas vendas para melhorar o fraco desempenho do Natal”, disse Marcela.
Lojas de departamento como a Zara, além das varejistas Leader, Ricardo Eletro e a Fnac já estampam em suas fachadas as liquidações. Na Rua XV, no Centro de Curitiba, várias lojas já estampam faixas promovendo descontos de até 50%. Os hipermercados, como o WalMart e o Carrefour, por sua vez, prometem liquidar os produtos passado o réveillon, a partir de 2 de janeiro.
Na Ricardo Eletro, entra no ar a liquidação “Eu vi primeiro”, que tem descontos de até 70% nos produtos anunciados e em produtos sinalizados nas lojas. A promoção se estende até esta sexta-feira. Há ventilador, por exemplo, com preço 40% mais baixo que antes do Natal, sendo vendido por R$ 59,90. Tem também panela de pressão com 60% de desconto, a R$ 79,90.
A Riachuelo, por sua vez, ainda está preparando as listas de descontos, que devem iniciar ainda esta semana, segundo contou Flávio Rocha, presidente do Grupo Riachuelo-Guararapes. “Tradicionalmente há as liquidações. A intenção é zerar os estoques para que entrem as novas coleções”, explicou Flávio Rocha, que já foi presidente do Instituto de para Desenvolvimento do Varejo (IDV).
Ele ponderou, porém, que a Riachuelo foi um ponto fora da curva no setor e conseguiu retomar parte das perdas registradas ao longo deste ano na véspera do Natal.
Na rede Fnac, que vende livros, CDs e eletrônicos, os descontos chegam a 47%. Os itens mais em conta vão de celulares e pen drives.
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