Gasto médio por pessoa foi 40% menor do que em 2014| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

O balanço do resultado das vendas para o dia das crianças da Associação Comercial do Paraná (ACP) confirmou a previsão pessimista de queda no movimento no período, provocada pela crise econômica: houve queda nominal de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Corrigida pela inflação, acumulada em 9,52% , a queda real foi de 17%.

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A pesquisa da ACP/Datacenso foi feita entre os dias 13 e 15 desse mês e ouviu 200 comerciantes. Entre os estabelecimentos pesquisados, 60% foram de microempresas, 37%, pequenas, 1% de médio porte e 3% de grandes. No perfil dos consumidores entrevistados, a idade variou de 18 a 65 anos, com maior concentração entre 26 e 45 anos, e a maior parte (56%) foi de mulheres. A faixa de renda da amostra é de R$ 1.245 a R$ 6.220.

De acordo com a pesquisa, quem comprou presente nesta data optou por brinquedos tradicionais, como bonecas, carrinhos e vestuário, presenteando duas crianças com o valor médio de R$ 56,50 por presente. O gasto médio por pessoa foi de R$ 103, 40% inferior ao do mesmo período de 2014 quando chegou a R$ 172.

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Para 89% dos comerciantes ouvidos, a crise econômica e a preocupação dos consumidores com o excesso de gastos foram as principais causas da retração das vendas de presentes para o dia das crianças. Na comparação com o ano passado, apenas 13% dos entrevistados conseguiram vender mais que em 2014, 57% obtiveram resultado inferior e 30% tiveram movimento igual.