Nestes tempos de crise cai bem uma obra que proponha estratégias para enfrentar a competição em escala global. O livro póstumo do executivo e professor Belmiro Valverde Jobim Castor “Empresa Brasileira e Globalização: Transformando as Ameaças em Lucros” (Editora Esplendor, R$ 49), que acaba de ser lançado, cumpre com essa expectativa ao oferecer uma abordagem clara e didática sobre estratégia de negócios para empresários experientes e novos empreendedores competirem no cenário de internacionalização da economia.
Bacharel em Direito, economista e doutor em Administração Pública, Belmiro Valverde faleceu aos 71 anos em março do ano passado. No computador dele, a família encontrou a obra póstuma, já acabada, que agora vem a público pela Editora Esplendor.
O livro é dividido em duas partes. Na primeira, intitulada “Conhecendo (a si mesmo e) o ‘inimigo’”, Belmiro Valverde discorre de forma objetiva sobre o impacto da globalização, o funcionamento dos mercados internacionais, o “Custo-Brasil”, além de diversos aspectos da economia brasileira e dos atores globais que competem com as empresas nacionais.
Na segunda parte, “Montando o contra-ataque das empresas ameaçadas”, o autor apresenta cinco passos para que empresários possam superar os obstáculos criados por multinacionais e pela globalização e prosperar no ambiente econômico tempestuoso. O modelo estratégico proposto por Belmiro Valverde começa com o planejamento minucioso, identificação do valor a ser criado e reposicionamento da cadeia de criação de valor. Em seguida, a avaliação de recursos necessários e, por fim, execução da estratégia, com os ajustes necessários ao longo do tempo para corrigir distorções, omissões e equívocos.
No prefácio, o economista Judas Tadeu Grassi Mendes afirma que o livro preenche “uma das grandes carências de publicações sérias e bem fundamentadas sobre o Brasil, a empresa brasileira e suas inserções no âmbito global”. Para Mendes, como a globalização é irreversível, há um grande desafio a ser enfrentado pelas empresas brasileiras, que precisam se inserir no mercado internacional. “Este livro é de leitura obrigatória para empresários, empreendedores executivos e gestores de um modo geral que queiram vencer profissionalmente”, avalia o economista. “Belmiro, com este novo livro, nos deixa mais um legado. O seu legado é enorme, tanto no plano pessoal, intelectual como social.”