Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Orientação

Como subir na carreira jurídica

Quando ocorre infração à lei ou um conflito entre pessoas que precise ser resolvido na Justiça, surgem as figuras do advogado, do promotor, do juiz, enfim, dos profissionais da área jurídica. Só isso já mostra como o campo de atuação é vasto no setor. Existe a advocacia (privada ou pública), a magistratura (juízes) e o Ministério Público (promotores), mas a concorrência é grande. São cerca de 12 mil vagas para bacharéis disponíveis por ano em 82 faculdades no Paraná, de acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Paraná (OAB-PR). Quem está na área garante que uma maneira de aumentar a empregabilidade é procurar um dos inúmeros cursos disponíveis.

Para começar, há o preparatório para o Exame de Ordem, prova exigida pela OAB para quem quer trabalhar como advogado. O teste não é fácil, visto a quantidade de gente aprovada. São três concursos por ano, aplicados em duas fases – uma objetiva e outra prática. Dos 15.552 inscritos em todo o ano passado, apenas 2.104 foram aprovados em algum dos exames, ou 14% do total de candidatos.

Segundo Graciela Marins, diretora pedagógica do Instituto de Estudos Jurídicos Victor Marins (IEJ), "para os bons profissionais sempre há espaço." É aí que entra o desenvolvimento profissional, alcançado com a ajuda da educação. O objetivo do IEJ é ajudar o recém-formado para iniciar sua carreira. "O instituto é voltado para aprimoramento profissional, preparatórios para concursos públicos e para o Exame da OAB", conta. Além disso, são oferecidos treinamentos rápidos para quem precisa se atualizar sobre mudanças em uma determinada legislação, como a tributária, ambiental ou familiar, por exemplo. Também há um curso de práticas forenses, direcionado a estudantes que querem saber como é o dia-a-dia da profissão de advogado (leia matéria abaixo).

As vagas no setor público são atraentes. Só a seleção para ingresso na carreira de procurador do estado do Paraná, em andamento, oferece 36 vagas com salário inicial de R$ 9.891,18. Segundo Eunice Scheer, coordenadora do curso de Direito das Faculdades Integradas Curitiba (FIC), é preciso muito estudo para ter chance nos dificílimos concursos públicos, a porta de entrada para quem quer estabilidade e um rendimento alto. Mas sempre há oportunidades. "O setor público nunca consegue preencher todas as vagas disponíveis, porque ninguém quer se preparar durante um ano, de 10 a 12 horas por dia", afirma Eunice.

A professora diz que, independente da carreira que o advogado escolhe, ele vai ter de se aperfeiçoar intelectualmente. "Se quer ser professor, tem que fazer um mestrado, se está na advocacia, pode fazer um curso de especialização." No entanto, para Eunice, a pessoa deve tomar cuidado para não virar um "estudante profissional", aquele que sai da universidade e já entra em uma pós-graduação por não conseguir emprego. O ideal é tentar um trabalho ou estágio logo no início do curso de graduação e experimentar de tudo, para saber rapidamente qual área seguir, orienta a professora, que é também coordenadora da Escola Superior de Advocacia (ESA) no estado, entidade que oferece cursos de atualização para advogados.

Outra opção para quem é da área do Direito e quer aumentar sua empregabilidade é a Escola da Magistratura do Paraná (Emap), que oferece cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização para magistrados em atividade. Há também o curso de preparação à magistratura, de nível de especialização e com 720 horas de duração, direcionado aos bacharéis interessados em ingressar na carreira da magistratura, atualizar seus conhecimentos ou desenvolver habilidades em prática processual cível e criminal. A entidade promove ainda cursos diversos de atualização de servidores da Justiça e abre espaço para estudos e debates sobre temas importantes do Direito.

- Serviço: IEJ – (41) 3029-7090 – www.institutovictormarins.com.br; FIC – (41) 3213-8700 – www.faculdadescuritiba.br; ESA – (41) 3250-5750 – esa@oabpr.org.br; Emap – (41) 3254-6500 – www.emap.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.