Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Incertezas

Comprador precisa ter cautela

Apesar da necessidade de encontrar recursos nos próximos anos para financiar a aquisição de imóveis, o consumidor deve evitar se precipitar, afirmam especialistas. A decisão de comprar a casa é, de longe, a de maior impacto na vida financeira de uma família e pode comprometer sua renda por até 30 anos. Apesar do crédito farto atualmente, os preços dos imóveis subiram muito e a decisão tem de estar em linha com um planejamento de longo prazo. "O mercado ainda tem três anos para se estruturar de tal forma que possa atender a demanda. Muita coisa pode acontecer nesse período", diz o vice-presidente do Sinduscon Normando Baú. "Tomar uma decisão agora com base somente no cenário de escassez de crédito da poupança, que é um problema que poderá ser resolvido ao longo do tempo, pode representar um mau negócio", diz Antonio Barbosa, diretor de crédito imobiliário do HSBC.

Procurada, a Caixa Econômica, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não espera um cenário de caos, o que forçaria o comprador a antecipar as compras por conta da falta de recursos. "O que deve ocorrer, ao longo dos próximos anos, é caminharmos para um modelo similar ao de há muito existente nas economias desenvolvidas, em que o crédito imobiliário tem como principais fontes de recursos alternativas de mercado como, por exemplo, securitização, fundos imobiliários, covered bonds e, principalmente, recursos de tesouraria dos próprios bancos, inclusive oriundas de depósito à vista."

Novo presidente

Nos bastidores sabe-se que construtoras e instituições financeiras aguardam um posicionamento mais claro dos candidatos à Presidência em relação ao mercado imobiliário brasileiro nos próximos anos. A grande questão, na avaliação do vice-presidente do Sinduscon, é a que custo o crédito será oferecido para o comprador, mas ele diz acreditar que o mercado vai encontrar mecanismos para contornar o problema. Entre as possibilidades, além de dar escala para a securitização, está a de tornar a própria poupança mais atrativa. Outra alternativa seria o alongamento dos prazos para pagamento dos imóveis.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.