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Ainda que seja algo primordial em nossas vidas, o profissional que possui boa comunicação se destaca dos demais. Quando falo em "comunicação", não me refiro à oratória, mas sim à boa e velha troca de informações. Seja num feedback, numa reunião, numa apresentação de metas e estratégias ou, até mesmo, num simples telefonema, precisamos nos expressar de forma clara para não haver mal entendidos.

Um novo processo empregado na empresa, por exemplo, se não for bem comunicado, explicado e ensinado, trará, sem dúvidas, problemas dos mais diversos tamanhos. Mas não é preciso ir tão longe – um mal entendido, uma informação básica passada às pressas no corredor da empresa pode criar situações desagradáveis. É só tentar lembrar a vez que pediu ao seu cônjuge para buscar o filho depois do trabalho e ele não entendeu, quando você fez um pedido e esqueceu-se de especificar algum detalhe que, no final, lhe rendeu o resultado errado, além de tantas outras situações que poderiam ser evitadas apenas especificando mais, sendo mais claro, falando com cuidado e paciência.

Um parente de minha esposa chamado Luís, gerente de vendas da empresa em que trabalha, aprendeu, de uma maneira não muito agradável, a importância da comunicação eficaz.

Luís é um verdadeiro workaholic. Na época, tinha uns 30 e poucos anos e gerenciava uma equipe de nove vendedores, que passavam a semana abordando e caçando clientes nas mais diversas empresas.

Um dia, a representante de uma multinacional ligou diretamente para Luís, pedindo que marcasse uma reunião para conhecer os produtos que ele oferecia. Como ele estava com a agenda cheia naquela semana, disse à representante que um de seus vendedores, o Sérgio, iria atendê-la no dia seguinte.

Ao desligar o telefone, Luís tentou entrar em contato para avisá-lo, porém não conseguiu. Pediu então para que um de seus outros funcionários avisassem ao Sérgio que ligasse a Luís.

Luís me contou que pediu rapidamente, sem maiores explicações. Esse funcionário, como estava muito ocupado, depois da primeira tentativa frustrada de falar com Sérgio, acabou esquecendo-se de transmitir a informação ao mesmo. Quem nunca se esqueceu de transmitir um recado do tipo "Ligar para a pessoa tal"? Se a informação tivesse sido mais detalhada, explicando a importância do telefonema, provavelmente a pessoa não teria esquecido. Mas não foi isso o que aconteceu.

No dia seguinte, quando Luís tentou, novamente, falar com Sérgio, ele estava em reunião com outro cliente e nada sabia da reunião marcada com a tal representante. Resumindo a ópera, Luís e sua equipe furaram com o compromisso, deixando uma potencial cliente esperando.

Situações (simples) como essa poderiam ser evitadas com uma comunicação clara, objetiva, explicando a importância do que está sendo dito. É preciso ter paciência na hora de comunicar, especialmente quando o que está sendo tratado tem grande importância. Ou se faz isso, ou repara-se o dano causado por uma comunicação errada.

Para saber mais a respeito, leia o artigo desta terça-feira. Até lá!

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