Ainda que seja algo primordial em nossas vidas, o profissional que possui boa comunicação se destaca dos demais. Quando falo em "comunicação", não me refiro à oratória, mas sim à boa e velha troca de informações. Seja num feedback, numa reunião, numa apresentação de metas e estratégias ou, até mesmo, num simples telefonema, precisamos nos expressar de forma clara para não haver mal entendidos.

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Um novo processo empregado na empresa, por exemplo, se não for bem comunicado, explicado e ensinado, trará, sem dúvidas, problemas dos mais diversos tamanhos. Mas não é preciso ir tão longe – um mal entendido, uma informação básica passada às pressas no corredor da empresa pode criar situações desagradáveis. É só tentar lembrar a vez que pediu ao seu cônjuge para buscar o filho depois do trabalho e ele não entendeu, quando você fez um pedido e esqueceu-se de especificar algum detalhe que, no final, lhe rendeu o resultado errado, além de tantas outras situações que poderiam ser evitadas apenas especificando mais, sendo mais claro, falando com cuidado e paciência.

Um parente de minha esposa chamado Luís, gerente de vendas da empresa em que trabalha, aprendeu, de uma maneira não muito agradável, a importância da comunicação eficaz.

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Luís é um verdadeiro workaholic. Na época, tinha uns 30 e poucos anos e gerenciava uma equipe de nove vendedores, que passavam a semana abordando e caçando clientes nas mais diversas empresas.

Um dia, a representante de uma multinacional ligou diretamente para Luís, pedindo que marcasse uma reunião para conhecer os produtos que ele oferecia. Como ele estava com a agenda cheia naquela semana, disse à representante que um de seus vendedores, o Sérgio, iria atendê-la no dia seguinte.

Ao desligar o telefone, Luís tentou entrar em contato para avisá-lo, porém não conseguiu. Pediu então para que um de seus outros funcionários avisassem ao Sérgio que ligasse a Luís.

Luís me contou que pediu rapidamente, sem maiores explicações. Esse funcionário, como estava muito ocupado, depois da primeira tentativa frustrada de falar com Sérgio, acabou esquecendo-se de transmitir a informação ao mesmo. Quem nunca se esqueceu de transmitir um recado do tipo "Ligar para a pessoa tal"? Se a informação tivesse sido mais detalhada, explicando a importância do telefonema, provavelmente a pessoa não teria esquecido. Mas não foi isso o que aconteceu.

No dia seguinte, quando Luís tentou, novamente, falar com Sérgio, ele estava em reunião com outro cliente e nada sabia da reunião marcada com a tal representante. Resumindo a ópera, Luís e sua equipe furaram com o compromisso, deixando uma potencial cliente esperando.

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Situações (simples) como essa poderiam ser evitadas com uma comunicação clara, objetiva, explicando a importância do que está sendo dito. É preciso ter paciência na hora de comunicar, especialmente quando o que está sendo tratado tem grande importância. Ou se faz isso, ou repara-se o dano causado por uma comunicação errada.

Para saber mais a respeito, leia o artigo desta terça-feira. Até lá!