O Congresso Nacional instalou nesta quarta-feira (9) uma comissão mista (com deputados e senadores) que vai analisar a medida provisória com mudanças nas regras das cadernetas de poupança, editada na semana passada pelo governo federal.O deputado Henrique Fontana (PT-RS) foi escolhido para relator da comissão.
A medida obedece o novo modelo de tramitação das medidas provisórias no Congresso, que obriga que passe por comissão mista no início de sua tramitação.
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) foi designado presidente da comissão e o senador Delcídio Amaral (PT-MS) vai atuar como revisor do texto da matéria.
A Constituição Federal estabelece que todas as MPs devem tramitar por comissões especiais mistas antes de serem analisadas pelo plenário das Casas. Mas, na prática, isso não ocorria -até o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar, em março, que a medida pode ser considerada inconstitucional se não obedecer ao trâmite.
Com a necessidade de instalação das comissões, líderes partidários no Senado temem não conseguir cumprir o prazo de 120 dias previsto pela legislação para que as MPs percam a validade.
- Mais de R$ 1 bilhão entrou na poupança no dia do anúncio da nova regra
- Diretor do BC acredita em queda de juros nos bancos
- Governo estuda facilitar portabilidade do crédito imobiliário
- Mantega explicará no Congresso mudanças na poupança
- Alvaro Dias diz que tentará mudar texto de MP para aumentar ganhos da poupança
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast