Os bairros São João, em Londrina; Batel, em Curitiba e Centro, em Maringá estão junto a outras 17 microáreas brasileiras com maior potencial de gasto com vestuário, de acordo com um levantamento feito pela Geofusion, empresa paulistana especializada em avaliação de mercado por geomarketing. A média nacional de uma família brasileira em gastos com vestuário por mês é de R$ 114, com limites que podem variar de R$ 640 em domicílios A1 a R$ 25 nos domicílios E. Entre os 20 bairros listados, as maiores médias estão entre R$ 477, no Lago Sul, em Brasília, e R$ 370, no Centro de Maringá. (veja tabela)
INFOGRÁFICO: veja o potencial de consumo por bairro
O ranking foi estabelecido com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o consumo das famílias e informações capturadas por soluções de geomarketing, capazes de estratificar o detalhamento dos gastos por quarteirão das áreas pesquisadas. "O levantamento avalia o orçamento total da família e seus gastos por itens de consumo. Os valores também são cruzados por faixa de renda, estabelecendo o perfil de determinada região", diz Susana Figoli, diretora de inteligência de mercado da Geofusion.
O levantamento do perfil de consumo de vestuário chamou a atenção da pesquisadora por listar apenas cinco microrregiões pertencentes a São Paulo e Rio de Janeiro entre as 20 primeiras colocadas. Em geral, paulistanos e cariocas dominam as listagens pelos seus portes e características econômicas. Foi assim nos levantamentos em Alimentação e Educação. "Belo Horizonte, que tem quatro bairros no ranking, tem um polo industrial importante no setor de moda. Assim como Maringá, onde a confecção é uma indústria forte. Os dados mostram que não apenas são áreas produtoras, que abastecem o mercado nacional ou regional, mas que também estão vendendo para o consumidor local", avalia Susana.
As informações de mercado ajudam a definir estratégias de negócios, conforme o segmento pesquisado. O mapa de uma cidade pode ser recortado por área com avaliação de 97 categorias e subcategorias comerciais e produtivas. Além dos valores gastos por itens por domicílio, o levantamento aponta o total de residências e o potencial volume total, por mês. O Lago Sul, em Brasília, pode ter a maior média por domicílio mensal, mas a região inteira indica potencial de R$ 3,7 milhões por mês, contra R$ 12 milhões registrados no bairro mineiro dos Funcionários, que gasta uma média mensal de R$ 473, mas tem uma área muito maior. "Assim o empresário pode estabelecer planos, como precificação de produto ou presença da marca, com lojas ou publicidade", explica.
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