Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oeste do Paraná

Obras de shopping em Cascavel devem ser interrompidas, diz STJ

As obras do Shopping Catuaí, em Cascavel, no Oeste do Paraná, não poderão prosseguir por ameaçar nascentes de águas subterrâneas e superficiais do rio Cascavel, responsável por 70% do abastecimento de água na cidade. A decisão é da turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), proferida nesta quinta-feira (16), e confirma o embargo ao empreendimento, que já havia sido declarado em maio deste ano. O shopping não foi multado ou condenado a qualquer sanção.

Por unanimidade, os ministros negaram recurso do shopping e acataram as alegações do Ministério Público Federal (MPF), que mostram que há perigo de dano ao meio ambiente na construção do empreendimento. O ministro Og Fernandes, relator do caso, entendeu que "existe possibilidade de omissão ou irregularidade da concessão" pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Como Fernandes escreve em seu voto, os próprios analistas do Ibama que concederam a licença ambiental não afastaram a possibilidade da construção do shopping causar danos a nascentes de águas subterrâneas ou superficiais do rio Cascavel, como consta no documento oficial do instituto.

Procurada pela reportagem, o shopping informa que está cumprindo a decisão judicial e adotando as medidas cabíveis sobre o assunto. A empresa reafirma que segue rigorosamente toda a legislação ambiental aplicável, bem como possui todas as licenças necessárias.

Até as 19 horas desta quinta, o Ibama não havia respondido aos contatos do jornal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.