• Carregando...

O conselho de Desenvolvimento da TV digital deverá concluir nesta quinta-feira o relatório com propostas do setor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A exigência consta de decreto de 2003, quando foi definido que o país iria estudar a possibilidade de criação de um modelo brasileiro de TV digital. O conselho terá que recomendar ao presidente o modelo de negócios a ser implantado; o padrão tecnológico (japonês-ISDB, auropeu-DVB ou americano- ATSC); a forma de exploração; e o modelo de transição. Com o relatório em mãos, o presidente terá condições de definir qual será o padrão da TV digital.

O modelo de transição, por exemplo, definirá qual o prazo máximo para que todos os mais de cinco mil municípios estejam recebendo o sinal digital. Também será fixado o período em que as emissoras de TV serão obrigadas a fazer a transmissão de programas no sistema analógico e digital. A expectativa é de que este prazo fique entre 10 e 15 anos.

O conselho de desenvolvimento é formado pelos ministérios da Fazenda, Comunicações, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Cultura, Relações Exteriores, Educação, Planejamento, e Casa Civil.

Uma equipe de ministros deverá seguir no dia 9 ou de 10 de abril para uma visita ao Japão e à Coréia do Sul. Eles deverão visitar as fábricas de semicondutores japonesas e de cristal líquido na Coréia. Participarão da comitiva os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende; da Casa Civil; Dilma Rousseff; e das Comunicações, Hélio Costa. Também não está descartada a participação do novo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]