Segundo Tortelli, da Consult, associação dará suporte internacional a clientes.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

A experiência de 40 anos de mercado em um portfólio de produtos e serviços no atendimento de uma carteira de 2 mil clientes foi determinante para que a consultoria norte-americana Crowe Horwath fechasse parceria com os escritórios da Consult Assessoria em Curitiba e Cascavel. A entrada no Sul do país faz parte dos planos de expansão da empresa, presente há 20 anos no Brasil e com representações em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas.

CARREGANDO :)

A Crowe Horwath é a 9ª rede mundial de assessoria empresarial, atuante em 125 países, onde mantém associações com 205 companhias locais e 726 escritórios, e faturamento global de US$ 3,4 bilhões. “A meta é chegar ao sétimo lugar no mundo”, diz o diretor da consultoria para as Américas, Eduardo Pestarino. Com um time de 30 mil consultores, a marca americana se apresenta como uma alternativa às líderes do ranking do segmento para auditorias e assessorias tributárias.

América latina

A rede Crowe Horwath soma 400 consultores no Brasil e está de olho no mercado latino americano. O objetivo é fortalecer as relações comerciais com parceiros nos países vizinhos e desenvolver os escritórios na região. A consultoria tem representações na Argentina, México e Colômbia, onde os escritórios somam mais de mil colaboradores.

Publicidade

Nos últimos anos, novas demandas têm ampliado a atuação das consultorias empresariais. “A assessoria dá condições de o empresário aprimorar seus processos e produtos e entrar nas exportações. Mas o crescimento do comércio exterior exige suporte para entraves legais e questões tributárias. A assessoria especializada ajuda a desembaraçar esses trâmites e é importante na divulgação do produto”, explica o advogado Carlos Tortelli, sócio da Consult, em Curitiba.

Na avaliação de Tortelli, a associação da Consult com a Crowe Horwath vai contribuir na área de comércio internacional. A rede de consultores amplia o atendimento, garante ao cliente o mesmo padrão de relacionamento, competências e ferramentas de ambos os lados, em uma transação no exterior. “O empresário daqui terá acompanhamento lá fora e vice-versa. Ampliamos nossos serviços e a visão global dos negócios.”, diz.

Além de orientação de mercado, com pesquisas e atualização permanente da legislação pertinente aos negócios, outros serviços fazem parte do trabalho das assessorias. Consultorias em fusões e aquisições e a gestão de risco, especialmente na adequação à Lei Anticorrupção no Brasil, são áreas em expansão para o segmento. Escândalos como os desdobramentos da Operação Lava Jato, com o envolvimento de empresários em pagamentos de propinas e acordos irregulares, demonstram a fragilidade das empresas na adequação de regras de compliance. “É um nicho importante para a atuação das consultorias”, avalia Tortelli.