A compra frustrada no Wal Mart não foi a única tentativa do tecnólogo Gerson Rikio Umezaki de comprar um aparelho de televisão com cheque e levar o produto na hora. O tecnólogo ainda ensaiou uma segunda opção de compra, em outra loja, mas acabou desistindo, para frustração da filha de 9 anos, que achava que ia voltar com uma tevê nova para casa. "Estive nas Lojas Colombo do Shopping Estação e também me informaram que trabalham da mesma forma, entregando só depois da compensação", diz.
A rede varejista gaúcha informa que tem práticas diferenciadas para clientes novos. Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa, a orientação da Colombo, em relação a pagamentos com cheques, é que para os clientes que possuem um histórico na rede, que cumprem os compromissos assumidos, a loja aceita o cheque e o produto é entregue na hora da compra. No caso de novos clientes, os vendedores têm a orientação de informar ao consumidor que o produto será entregue após a compensação do cheque. As condições da loja são repassadas no momento da negociação da forma de pagamento.