Quem consegue ficar neutro em época de Copa? Com a seleção brasileira batalhando na Alemanha, até mesmo aquele pouco ligado com o futebol não consegue fugir do tema. Na televisão a cobertura jornalística fala cada vez mais do assunto, nas propagandas o mundial é tema constante e até a rotina dos serviços públicos vai ter que se adaptar à Copa.
Então, o mais indiferente dos brasileiros se rende e adere ao novo clima. Confira aqui o que vai mudar na rotina da cidade nos jogos da Copa do Mundo:
REPARTIÇÕES E EMPRESASMesmo quem estiver trabalhando vai acompanhar os jogos
O expediente para a grande maioria do funcionalismo público estadual e municipal nos dias 13 e 22 de junho acaba às 15 horas. Somente serviços essenciais, como hospitais, policiamento, unidades de saúde 24 horas, coleta de lixo e bombeiros continuarão trabalhando normalmente.
Nas empresas, dificilmente os trabalhadores ficarão sem acompanhar os jogos. Naquelas em que não houver dispensa serão instalados televisores ou telões para os funcionários torcerem pelo Brasil. As montadoras Renault e Volvo, em Curitiba, vão liberar todos os seus funcionários para acompanhar a seleção. Somente os responsáveis por serviços indispensáveis terão de permanecer nas fábricas. Até mesmo nas plataformas da Petrobrás, os funcionários trabalharão em horários diferenciados.
ESCOLASQuem faltar à aula não vai perder conteúdo
A opção por dispensar ou não os alunos para os jogos da seleção ficou a critério das próprias escolas. Boa parte dos grandes colégios de Curitiba adotou o mesmo esquema de funcionamento: os estudantes que têm aulas à tarde poderão deixar o colégio às 15 horas. E para aqueles cujos pais não tiverem condições de buscá-los, haverá televisões para que os estudantes assistam aos jogos com os professores e funcionários. Será assim nos colégios Positivo, Expoente e Dom Bosco. Já no Bom Jesus, os alunos não serão dispensados, mas também não haverá conteúdo novo, caso os pais resolvam deixar os filhos faltar à aula.
Nas escolas municipais, a definição sobre a programação da Copa do Mundo só deve ser tomada no fim desta semana. Nas estaduais, as aulas da tarde acabam às 15 horas.
BANCOSAgende-se: o horário de funcionamento vai mudar
O horário de funcionamento nas agências bancárias deve ser alterado nos dias em que a seleção brasileira for a campo. O Banco Central autorizou os bancos a praticar horários especiais. O calendário foi divulgado na última quinta-feira pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Na primeira fase, as agências das capitais, interior e regiões metropolitanas abrem às 9h30 e fecham às 14h30. A regra imposta pelo Banco Central é de que os bancos têm de ficar abertos por pelo menos quatro horas nos dias de jogos para não impedir os clientes de serem atendidos. Para orientar os clientes, cada agência deve afixar aviso sobre o horário de atendimento, com antecedência mínima de 48 horas.
COMÉRCIOEnquanto a cidade pára, lojas ficam fechadas
Só quem vende aparelhos de televisão costuma ter algum movimento durante os jogos do Brasil em Copa do Mundo, e ainda assim não é para compras. Com as lojas às moscas, a preferência do comércio deve ser fechar as portas, diz o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Élcio Ribeiro. "Fica a critério do lojista a decisão de manter ou não a loja aberta, mas no comércio de rua a maioria deve fechar às 15 horas, até por uma questão de segurança", explica.
Entre os grandes shoppings da capital (Estação, Curitiba e ParkShopping Barigüi) a alteração de funcionamento de lojas e praça de alimentação também é facultativa. As que optarem por fechar encerram as atividades meia hora antes e retornam meia hora após o jogo.
TRÂNSITOJogos do Brasil vão antecipar o horário de maior movimento nas ruas
Às 15 horas dos dias 13 e 22 de junho, uma hora antes da primeira e terceira partidas da seleção brasileira, os semáforos de Curitiba vão adotar a mesma sincronia que costumam usar às 18 horas dos dias normais de semana. A medida pretende melhorar a fluidez do trânsito nas ruas movimentadas, já que os jogos vão alterar os horários de pico do movimento na capital. A prefeitura não planeja, pelo menos nesta fase do campeonato, fazer bloqueios em ruas da cidade.
Para quem depende de ônibus, os intervalos também serão mudados. Como a maioria das pessoas sairá do trabalho para assistir à Copa, os motoristas da rede de transporte coletivo vão trabalhar mais para que o tempo de espera seja menor nos pontos de ônibus às 15 horas, o transporte coletivo vai seguir o ritmo de fim de expediente.
BARESVai ter chope liberado durante todo o jogo - é bom pegar um táxi na saída
Quatro horas de chope liberado, seis telões e banda de pagode para animar um público que pode chegar a 3 mil pessoas. A cervejaria Bavarium faz parte do time de bares de Curitiba que aposta na associação entre Copa do Mundo, cerveja e festa para ver a casa lotar nos dias úteis em que a seleção brasileira jogar. Homens pagam R$ 15 e mulheres R$ 10 para participar do evento.
No bar Schwarzwald, o tradicional bar do Alemão, a expectativa é de maior movimento tanto nos jogos do Brasil quanto nos da Alemanha. Nesta sexta-feira, a sala reservada para a comunidade alemã está lotada.
Serviço: O endereço e telefone deste e outros bares de Curitiba que terão programação especial durante a Copa do Mundo estão no www.ondarpc.com.br/cultura.
Leia matéria sobre a programação dos bares para a Copa do Mundo.
Acompanhe a cobertura completa do mundial no site da Copa.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais