A torcida brasileira está em todas as partes do mundo, desde a, atualmente, cosmopolita Alemanha, à distante Austrália. Mas enquanto muitos sairão às ruas para vibrar os gols de Ronaldinho e cia, um grupo especial de torcedores estarão literalmente ilhados. E se o Brasil todo vai parar por causa da Copa do Mundo, estes torcedores não terão o mesmo privilégio.
Exemplo deles são os trabalhadores das plataformas de petróleo da Petrobrás. Além de estarem "ilhados", muitos prestam serviços que não podem deixar de ser monitorados.
É o caso do técnico de manutenção, Sergio Antonio Appolinario, de 52 anos. Sergio vai entrar em folga no dia 13, data da estréia do Brasil contra a Croácia, mas volta para a plataforma na decisão do campeonato. "Foi uma coincidência, justamente no dia da final eu volto para o trabalho", diz.
Os trabalhadores da plataforma obedecem a um período de quatorze dias trabalhando embarcados por vinte e um dias de folga. Durante o tempo de trabalho, eles passam por uma jornada diária de doze horas, normalmente das 7 às 19h. "Esta jornada já é prevista e não importa em qual dia seja; se Natal, carnaval ou jogo da seleção", conta Sergio.
Muitos acompanharão um maior tempo do mundial em plena atividade de trabalho. "Alguns vão ser sacrificados e não poderão ver um ou outro jogo da Copa", observa Sergio. Muitas atividades não param e exigem a atenção 24h por dia, inclusive às 16h do dia 13 de junho, quando o Brasil entra em campo para enfrentar a Croácia, na sua estréia na Copa.
Quem não estiver na lista dos "sacrificáveis" poderá ver os jogos da seleção numa sala especial na plataforma. E a promessa é de uma torcida animada sobre a água. "Foi feita uma decoração especial na plataforma com bandeirinhas e pôsteres para animar os torcedores", diz Sergio.
E o técnico de manutenção que volta para a plataforma no dia da final tem uma esperança: que, mesmo embarcado, possa ver o Brasil ser campeão do mundo pela sexta vez.
Acompanhe a cobertura completa o mundial no site da Copa.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião