O valor gasto pelas famílias com bens não-duráveis, como alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal, subiu 19% no primeiro semestre deste ano, de acordo com pesquisa da empresa LatinPanel. O volume de consumo deste tipo de produto cresceu 14% de janeiro a junho de 2009, segundo a mesma pesquisa.

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O aumento das compras desse tipo de produto em relação a 2008 se explica principalmente pela alta da inflação no ano passado, o que prejudicou o consumo, de acordo com a LatinPanel. Para a empresa, a inflação em 2008 atrapalhou mais o consumo do que a crise econômica neste ano.

A pesquisa analisa cestas de produtos, divididos por tipos. Todas as cestas tiveram crescimento no volume consumido no primeiro semestre, com destaque para alimentos, cesta que cresceu 15%. O volume da cesta de produtos de limpeza subiu 13%, a de bebidas, 8%, e a de higiene, 6%.

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Para a LatinPanel, os dados refletem também que os consumidores estão comprando mais produtos para consumo em casa, já que estão abrindo mão ou retardando a compra de bens duráveis.

Ainda segundo a pesquisa, os consumidores da classe D estão consumindo mais tipos de produtos; o total passou de 22 de janeiro a junho de 2008 para 27 em 2009. Já a classe C passou de 32 para 33 produtos, enquanto as classes A e B ficaram estáveis.

A LatinPanel monitora o consumo de 8.200 residências no país, o que, segundo a empresa, representa 90% do potencial de consumo brasileiro.

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