O Brasil registrou em agosto passado novo recorde histórico de consumo de gás natural, ao atingir a marca de 104,8 milhões de metros cúbicos diários (m3/d), segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME). O número supera os 102,7 milhões de m3/d de março passado, a maior do ano, e também os 101,5 milhões de m3/d de julho passado. Considerando também números referentes ao uso em unidades de exploração e produção (E&P), consumo em transporte, armazenamento e outros, o consumo atingiu 123,9 milhões de m3/d em agosto.
A demanda mensal, conforme o Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural divulgado nesta semana, continua sendo impulsionada pelas operações de geração de energia. Em agosto, esse segmento consumiu 51,4 milhões de m3/d.
Desde fevereiro passado o consumo do segmento de geração é superior à demanda da indústria. Em agosto, o setor industrial movimentou 43,8 milhões de m3/d. O número não inclui o consumo do setor automotivo, este o terceiro mais importante do País, mas com volume significativamente mais discreto, na casa dos 5 milhões de m3/d.
O aumento da demanda doméstica obrigou o país a também intensificar o volume de gás natural importado. Em agosto, a compra externa do insumo foi de 52,9 milhões de m3/dia. A produção nacional, conforme divulgado anteriormente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), atingiu 90,9 milhões de m3/d.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast