Desde o fim de outubro, os paranaenses que moram em áreas urbanas passaram a receber a fatura de energia elétrica da Companhia Paranaense de Energia (Copel) imediatamente após a leitura do relógio de consumo. A empresa implementou um processo chamado Leitura e Impressão Simultânea (LIS), que permite a impressão em um equipamento portátil. As informações na conta são idênticas às que constavam no formato antigo.
A Copel anuncia a novidade como algo que irá promover a economia de papel de 50%, já que a nova fatura é menor que a anterior. O prazo final para a quitação do débito continua igual. A diferença é que o consumidor poderá ter em mãos a conta antes do que teria no processo convencional.
No novo sistema a conta é impressa logo após o funcionário coletar os dados de leitura do medidor da energia consumida em cada ligação. O documento é parecido com a conta de água, da Sanepar, que é impressa por um sistema parecido. A Copel estima que 3,5 milhões de consumidores urbanos estejam recebendo a fatura pelo novo formato, em tamanho menor que o original.
Curitiba foi a última cidade do estado a implementar a nova tecnologia. Após a inclusão da capital entre as cidades com a novidade, a LIS está disponível em todos os municípios do estado nos quais a Copel possui concessão de distribuição, que somam 396 dos 399 municípios do Paraná.
Conta de energia por e-mail
A Copel também disponibiliza aos clientes a opção de receber a fatura de energia elétrica por e-mail, com as mesmas informações que constam na versão impressa. Para substituir a versão de papel pela digital é necessário entrar no site da Copel e selecionar a opção "Cadastrar o envio de fatura por e-mail." Após fazer login (se for o primeiro acesso é necessário fazer um cadastro), é possível acessar essa opção em um painel personalizado. A alteração também pode ser feita pela central de atendimento, no seguinte telefone: 0800-5100116.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast