O imóvel onde antes funcionava a Mesbla e mais tarde a Pernambucanas, no trecho da Boca Maldita do calçadão da Rua XV de Novembro, em Curitiba, continuará sendo sinônimo de loja de departamento. No espaço, passa a funcionar a 24.ª loja da rede mexicana Coppel no Brasil. A abertura da loja conceito da marca é uma espécie de resumo de qual será o foco da rede em 2017: produtividade e eficiência. A ideia é que esses dois fatores aumentem não só o faturamento, mas também ajudem a atrair novos clientes para as lojas no país.
Os planos para o novo ano, de acordo com Fábio Fongaro, diretor comercial da Coppel, não envolvem necessariamente abrir novas unidades, mas sim aumentar o faturamento das lojas que já existem, principalmente as oito inauguradas em 2016. “Mais do que crescer, nós também queremos seguir buscando como ser mais rentáveis, mais produtivos e eficientes”, explica Fongaro.
Para alcançar esses objetivos, o diretor comercial reforça o que já foi feito de positivo durante 2016 e que deve ser repetido em 2017: “Incrementamos nosso investimento em marketing em mais de 200% e para o próximo ano seguiremos investindo forte para fortalecer a nossa marca, sermos conhecidos e todos saberem o que oferecemos. A intenção é ampliar nossa participação de mercado”.
Estratégias
A busca por maior produtividade e eficiência já ditaram o ritmo da Coppel este ano. A ideia foi reduzir os custos e melhorar os processos, o que ajudou a rede a operar normalmente com menos pessoas trabalhando por loja. Essas estratégias, segundo Fongaro, fizeram com que a rede pudesse continuar crescendo em um momento de crise. “Ainda que externamente apresente um cenário positivo com o incremento de lojas, isto só foi possível com a construção em paralelo de ações de reduções de custo”, destaca.
Outra estratégia que tem funcionado para a rede no Brasil é uso do cartão de crédito próprio para atrair os clientes. Atualmente, são cerca de 15 milhões de cartões ativos no país. A ideia é manter a mesma tática para ampliar ainda mais esse número nos próximos anos. De acordo com Fongaro, além do crédito próprio, a Coppel prepara investimentos em publicidade e atendimento, o que também deve contribuir para o atrair mais pessoas.
A empresa oferece outros serviços como pagamento de contas, como água, luz, telefone, boletos bancários e recarga de celular. A intenção é concentrar vários serviços em um só lugar, para que o cliente passe mais tempo na loja. Com essa maior permanência e um volume maior de produtos de alto consumo, Fongaro acredita que será possível fidelizar ainda mais os novos clientes.
Faturamento
O ano de 2016 também foi sinônimo de recuperação, já que a rede vinha de uma queda de 6% nas vendas em 2015. Durante esse ano, além da retomada nas vendas, houve também um incremento de 10% nesse número, fechando o ano com um faturamento de R$200 milhões. Para 2017, a previsão é seguir nesse mesmo ritmo de crescimento.
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