Uma manobra equivocada de uma empresa transmissora de energia provocou nesta terça-feira cortes de energia e baixas voltagens em várias regiões do Chile, mas boa parte do serviço foi reativada.
Intermitentes cortes de luz acontecem no Chile desde o devastador terremoto e posteriores tsunamis que afetaram o país em 27 de fevereiro, quando o principal sistema elétrico ficou seriamente danificado e instável por meses.
Segundo o governo, a falha no Sistema Interconectado Central (SIC) -- que abastece cerca de 90 por cento da população do país -- aconteceu por erro nas operações da transmissora Transelec numa subestação elétrica perto de Santiago.
"A verdade é que consideramos que a situação é inaceitável, e nesse sentido temos pedido à superintendente de eletricidade... que inicie uma investigação", disse a jornalistas o ministro de Energia, Ricardo Raineri.
Na capital chilena, que na semana passada sofreu outro corte parcial de energia, ocorreu desta vez uma baixa voltagem que durou alguns segundos.
A Transelec, maior transmissora de energia do país e controlada por investidores canadenses, pode receber multa de até 7 milhões de dólares.