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Crise reduz receita de metade das lanchonetes de Curitiba

Izabel Rocha, gerente do restaurante Cores da Frida, conta que a saída para não perder clientes foi reduzir o preço da refeição. | Antonio More/Gazeta do Povo
Izabel Rocha, gerente do restaurante Cores da Frida, conta que a saída para não perder clientes foi reduzir o preço da refeição. (Foto: Antonio More/Gazeta do Povo)

Mais da metade dos restaurantes, lanchonetes e padarias de Curitiba (52%) tiveram queda no faturamento de janeiro a setembro deste ano, sendo que para a maior parte (44%) a diminuição de receitas foi acima de 10%.

Além disso, 80% dos estabelecimentos afirmaram que a retração também atingiu o fluxo de clientes. Neste caso, a diminuição de movimento superou 10% para 69% deles. Os dados são de uma pesquisa da consultoria ECD, especializada em alimentação fora de casa, feita com 200 estabelecimentos em cinco capitais, incluindo a paranaense.

De acordo com Enzo Donna, diretor da ECD, o segmento mais afetado foi o de lanchonetes, que não conseguiu compensar a perda de clientes aumentando preços. “Os restaurantes à la carte foram os que mais perderam público, mas conseguiram repassar preços. Por isso, não perderam tanto faturamento”, afirma.

Segundo o diretor, a classe C é o principal público das lanchonetes. Essa faixa de renda foi a que mais sentiu queda no poder de compra com a crise. “Quem conseguiu se defender mais foi o pessoal de padaria, porque é multicanal.”

Enquanto isso, 28% dos empresários da capital afirmaram que conseguiram manter o faturamento nos mesmos níveis de 2014 e 20% chegaram a aumentar suas receitas, sendo que 16% em mais de 10%.

O restaurante curitibano Cores da Frida, que serve almoço durante o dia e hambúrgueres e comida mexicana à noite, no Uberaba, fez uma adequação de preços para não perder clientes. O valor do quilo passou de R$ 39,90 para R$ 37,90.

“As pessoas procuram preço e qualidade. Com essa diminuição conseguimos inclusive crescer no movimento”, afirma a gerente Izabel Rocha. Na pesquisa, somente 7% dos estabelecimentos da capital afirmaram terem conseguido aumentar o fluxo de clientes este ano.

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