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Ausente de Curitiba há quase dois anos, a bandeira econômica Holiday Inn planeja construir um novo hotel na cidade, possivelmente no Centro Histórico. Ao que tudo indica, o empreendimento será uma das poucas novidades do mercado curitibano antes da Copa de 2014.

Até o fim de 2008, Curitiba e região tinham três hotéis da bandeira Holiday Inn, nos bairros do Batel e de Santa Felicidade e em São José dos Pinhais. Os imóveis ocupados pela rede, no entanto, foram vendidos a outro grupo hoteleiro, o Golden Tulip.

"O curioso é que a procura de clientes pelo Holiday Inn continua muito grande. Daí a opção por construir um novo hotel, já que Curitiba não dispõe de algum hotel que possa ser reposicionado para a marca", conta Paulo Ventura, gerente geral do Crowne Plaza – que pertence à mesma rede do Holiday Inn, a norte-americana Intercontinental Hotels Group (IHG).

A ideia, segundo o executivo, é aproveitar alguma das linhas "pró-Copa" oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco de fomento separou R$ 3 bilhões para construção e reforma de hotéis com vistas ao Mundial de futebol. O financiamento tem juro subsidiado e pode ser pago em até 12 anos, no caso de reforma, ou 18 anos, para novos empreendimentos.

Econômico

Um novo hotel de outra bandeira econômica, a Ibis, da rede Accor, deve ser entregue nos próximos meses, nas proximidades do Shopping Curitiba. O destino de um dos hotéis mais tradicionais da cidade, no entanto, segue incerto. Com 23 andares e 180 apartamentos, de frente para a Praça Tiradentes, o imóvel onde ficava o antigo hotel Eduardo VII e, mais recentemente, o Afamia, está fechado e sem previsão de reabertura.

A empresa Iguassu Participações, que em 2008 comprou o imóvel da família Calluf, chegou a firmar no ano passado uma parceria com a rede Blue Tree Hotels. O negócio, no entanto, desandou – e foi parar na Justiça, que ainda não se manifestou sobre a ação rescisória solicitada pela Iguassu.

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