Foi a falta de tempo para comprar móveis e itens de decoração para seu apartamento que levou a advogada Caroline Dias a empreender. Sem disponibilidade para ir às compras em horário comercial, ela vasculhava a internet em busca dos produtos e, sem sucesso, enxergou a oportunidade de criar um e-commerce especializado em decoração e produtos de alto padrão para casa. Hoje, com dois anos de mercado e um showroom físico, a Montacasa aposta na parceria com grandes lojas online para se consolidar como o maior marketplace do segmento no país.
Ao longo de um ano, a empresária investiu R$ 1 milhão, fruto da venda do apartamento mobiliado somado a capital próprio. Hoje o site reúne mais de 8,6 mil produtos de 88 marcas, como Le Creuset, Strauss, Nespresso e outras, além de ter um showroom na capital paranaense, inaugurado no final de 2014. Na loja, Caroline promove mensalmente eventos diferenciados voltados para o público local, com pronta entrega e demonstração dos produtos, além de funcionar como estratégia de divulgação.
“O público de alto padrão faz uma compra pensada. Para fazer com que se sinta confortável em fazê-lo pela internet, precisamos ligar o mundo físico ao online como uma maneira de chancela dos produtos”, diz a empresária. Atualmente, a loja física é responsável por aproximadamente 12% do total de vendas.
A estratégia inicial foi a comercialização, já que a maioria das marcas selecionadas não tinha presença online, mas o objetivo é se tornar apenas intermediária entre o consumidor e as marcas. Nessa direção, a empresa firmou parceria com a Fastshop e a Oppa, de eletrodomésticos e decoração, respectivamente, e pretende crescer 23% ao mês na geração de vendas para os parceiros.
“Queremos inspirar o cliente com as grandes marcas de décor e gourmet e facilitar para que encontre tudo o que precisa em um mesmo site”, explica Caroline.
Para dar conta da inspiração, o Montacasa possui três blogs independentes, faz parcerias com outros e mantém ainda um banco de profissionais de decoração, no qual o cliente pode conferir ambientes decorados por diferentes arquitetos e designers e acessar sugestões de produtos iguais ou similares no site.
Oportunidade
Apesar de sentir a redução do ritmo do mercado com a crise econômica, a empreendedora vê o momento como uma oportunidade para firmar parcerias e impulsionar as vendas de diferentes e-commerces, já que o Montacasa não cobra a inclusão dos produtos, apenas uma comissão fixa sobre as vendas, definida conforme a categoria dos itens.
No ano passado, a empresa cresceu cerca de 120% e espera um ritmo um pouco menor neste ano. “Apostamos num crescimento orgânico e sustentável, é melhor crescer aos poucos e sempre no azul”, conclui Caroline Dias. Segundo ela, o próximo passo é agregar outras marcas já presentes no universo online e conquistar a confiança do consumidor brasileiro com atendimento diferenciado e entrega rápida.
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